17 de abril de 2019

5 erros frequentes de crase e as dicas para não cometê-los nunca mais


No dia a dia corporativo, na redação de algum e-mail, é comum haver o questionamento sobre a existência aquele bendito acento grave.
Vamos a algumas dicas importantes?

1ª A expressão “a partir de” não usa acento grave; o “a” é apenas preposição. Vale sempre se lembrar de uma regra: não ocorre crase antes de verbo.

“A partir da próxima semana, não haverá mais as matutinas reuniões.”

2ª À medida que é uma expressão proporcional e sempre com acento grave; na medida em que é causal (demonstra motivo, razão). Sendo assim, não são sinônimas.

“À medida que os investimentos aumentarem, mais salas alugaremos.”

3ª Ao usar a relação de período, defina, com uso de artigo. Redija que o estabelecimento funciona “das 8 às 17 horas”, com o acento grave.

4ª Havendo a famosa ideia de “moda de”, “maneira de”, mesmo antes de termos masculinos, o uso do acento grave é obrigatório. Por isso, se seu chefe governa à Hitler, sinalize essa situação.

5ª Antes de pronomes possessivos femininos no singular, a ocorrência do acento grave é facultativa. Ops! Cheguei a / à sua sala, com franqueza. Sendo franco, com o acento ou não, tanto faz, está correta a expressão.

No dia a dia (entre palavras repetidas também raramente ocorre crase!), na dúvida, vale se lembrar de que o acento grave demonstra a validade por dois. Cabendo a relação “para a”, o acento existe:

“Já enviaram os relatórios à (para a) diretoria.”

“Já enviaram os relatórios a (para) você.”


Fonte: Exame

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.