25 de fevereiro de 2019

6 dicas para conquistar sua independência financeira


Para Mizael Freitas, administrador na R. M. S. Silva, em Belém (PA), essa oportunidade auxilia na aquisição de discernimento com o dinheiro. “A emancipação financeira para quem está começando a vida concede uma experiência de liberdade. Ele passa a ser mais responsável”, afirma.

José Maurício Doringer, consultor de RH na SGS, em Goiânia (GO), lembra-se do momento no qual conquistou sua autonomia. “Consegui o meu primeiro emprego como assistente em uma grande multinacional. Precisei conciliar uma agenda pesada de trabalho, um pequeno salário e organizar a minha vida econômica e pessoal para não depender dos meus pais”, conta.

Na visão de Doringer, ter um apoio moral e até um suporte financeiro no início é de grande ajuda. Contudo, é fundamental assumir a competência de dar conta de si e de suas despesas pessoais. Para isso, o planejamento e autoconhecimento são indispensáveis. “Se você nunca para pra pensar seriamente sobre seus sonhos e onde quer chegar, todas as possibilidades e chances parecerão nebulosas e você terá pouco ânimo para tentar”, explica.

Assim, confira algumas dicas: 

Trace sua meta com um prazo realista: se o seu orçamento atual é de zero reais, não adianta cogitar uma viagem internacional para a próxima semana, não é?
Faça um diagnóstico das saídas: para onde estão indo seus recursos? Onde dá para economizar ou mesmo cortar gastos?
Investimento é para todo mundo: aprenda sobre e faça sua renda crescer!
Vender objetos em desuso pode ser uma boa opção: hoje, existem até aplicativos para isso. Tire as velharias do armário e lucre!
Tenha planos de apoio: imprevistos acontecem e por isso é crucial ter uma reserva.
Errar é humano: se não deu certo, tente de novo! O importante é não se boicotar.

Gostou das dicas? Organize-se e invista em seu futuro. 

Fonte: Nube

Confira Mais Artigos