13 de dezembro de 2019

7 hábitos para combater o estresse


Tremores, aumento da pressão arterial, insônia, dor de cabeça, irritabilidade e aceleração do ritmo cardíaco. Esses são alguns dos sintomas mais frequentes de um episódio de estresse, o qual afeta mais de 90% da população no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em meio a isso, a psicóloga da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Rita Calegari reforça a importância de inserir hábitos mais saudáveis no cotidiano para evitar problemas graves, como a Síndrome de Burnout, por exemplo. “Apesar de ser uma resposta natural do corpo diante de uma situação de perigo ou de tensão, a manutenção desse estado por longos períodos pode causar danos sérios à saúde, à produtividade e, consequentemente, à qualidade de vida das pessoas”, alerta a especialista.

Segundo Rita, com os estímulos da vida moderna e acelerada, é muito difícil conseguir escapar das situações estressantes. Contudo, a dica é avaliar quais questões podem ser modificadas em suas rotinas para enfrentar as adversidades possíveis. A psicóloga destaca sete hábitos simples para essa missão.
 
1. Afaste-se quando sentir raiva: saia de perto da situação, tente respirar profundamente e refletir com empatia esse sentimento despertado.

2. Faça momentos de silêncio: o barulho pode ser um gatilho para a irritação, por isso, mantenha-se longe disso e concentre-se para retomar as tarefas.

3. Presenteie-se: faça atividades para despertar sensações de relaxamento e prazer. Permita-se receber gestos de autocuidado, como uma massagem, almoçar com uma boa companhia, um mimo, uma sobremesa especial ou um cineminha no meio da semana. Todos esses contribuem com a nossa saúde mental.

4. Repense a regra do “agora”: perceba suas atividades e responsabilidades, estabeleça prioridades, necessidades e requisições. Com organização, você não se desespera para entregar algo, atende a demanda com qualidade e tranquilidade.

5. Valorize ambientes saudáveis: se o seu trabalho é entendido como a sua fonte de sofrimento, é hora de avaliar os motivos pelos quais você continua nele.

6. Peça ajuda: o hábito de pedir ajuda reduz a pressão e traz sensações de conforto, aumentando o bem-estar.

7. Pratique atividades físicas e/ou artísticas: o cérebro é estimulado de tal forma a melhorar o seu comportamento.

Vanessa Rosa cursa ciências contábeis no Centro Universitário UniBrasil, em Curitiba. Para a jovem, lidar com situações de pressão do estágio e faculdade é um desafio. “Final do mês é mais complicado, mas respiro fundo, penso positivamente e mentalizo meus objetivos. Depois é só colocar uma boa música”, conta. Para ela, se acalmar em meio ao caos é fundamental, pois a saúde mental é sua prioridade.

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.