No contexto atual, em que o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, surge a necessidade de formar engenheiros de segurança do trabalho capazes de promover um ambiente de trabalho saudável e prevenir acidentes.
O curso de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho especializa o profissional e torna-o apto para a atribuição de supervisionar a segurança do trabalho em hospitais, indústrias e empresas dos mais variados setores da economia.
A especialização apresenta uma visão do status prevencionista no cenário nacional e internacional, assumindo a globalização vigente no segmento com espírito crítico, com conhecimento acadêmico e vivência, fundamentos técnico-científicos e aspectos legais.
O objetivo geral do Curso é preparar profissionais, favorecendo a prevenção de acidentes, para atuar em equipes multidisciplinares de forma ética e voltada aos interesses sociais e ambientais, bem como a melhoria das condições de trabalho, preservação da saúde, segurança e qualidade de vida do trabalhador.
As principais características e diferenciais do curso de Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho são:
Todo ambiente de trabalho oferece riscos acidentais para o trabalhador e cabe a empresa empregadora evitar ao máximo essas ocorrências. É aí que o engenheiro especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho encontra um amplo campo de atuação.
A função do profissional de Segurança no Trabalho é fazer com que as Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Medicina do Trabalho, criadas em em 1978 pelo Ministério do Trabalho, sejam cumpridas dentro das organizações e dos diversos ambientes laborais.
Os possíveis empregadores para o Engenheiro do Trabalho são: