9 de fevereiro de 2026
1 de maio de 2020
Normalmente, decidimos qual profissão seguir com base nas áreas do saber que gostamos mais durante a escola ou considerando outras atividades e assuntos que despertam o nosso interesse. Porém, algumas vezes, ficamos em dúvida sobre qual carreira escolher – e isso é completamente normal, diante de tantas opções disponíveis.
Quem gosta de tecnologia, por exemplo, pode ficar dividido sobre os cursos de Ciência da Computação ou de Engenharia da Computação. Afinal, por estudarem a mesma área, ambas as graduações podem parecer iguais em um primeiro momento. Entretanto, é preciso entender que o foco e as metodologias de ensino são completamente diferentes.
Basicamente, podemos dizer que a Ciência da Computação estuda o desenvolvimento de sistemas, assim como as técnicas e os métodos de automatização de procedimentos e elaboração de soluções com base no processamento digital.
O curso é focado em matérias de programação, sistemas, bancos de dados e redes. Para isso, é esperado que o aluno tenha habilidades em matemática e computação e apresente um domínio do inglês.
Após a graduação, o profissional poderá trabalhar tanto com a criação de softwares quanto com o desenvolvimento de soluções voltadas diretamente para as necessidades pontuais dos clientes. A seguir, veja algumas opções oferecidas pelo mercado de trabalho:
A Engenharia da Computação estuda os sistemas computacionais, aprofundando-se na parte de elétrica e eletrônica e também de placas e circuitos. Dessa forma, o aluno aprende a desenvolver e gerenciar sistemas digitais e elétricos e suas respectivas aplicações e tecnologias.
O engenheiro da computação trabalha com informações produzidas para atuar sobre o meio externo. O mercado de trabalho oferece várias opções para esse profissional, como:
O curso apresenta tanto as matérias comuns aos cursos de Engenharia (como álgebra e cálculo) quanto as voltadas para a computação – por exemplo, programação, arquitetura de computadores, robótica, criação de softwares, análise de algoritmos e automação de processos.
Como você pôde perceber, a principal diferença entre as duas carreiras é que, enquanto a Ciência da Computação foca no software (a parte lógica do computador), a Engenharia da Computação foca no hardware (a parte física do equipamento).
Por isso, para decidir qual é a melhor opção de curso para você, é preciso definir quais são os seus objetivos de carreira. Confira algumas dicas a seguir:
A área de tecnologia apresenta várias profissões em alta para quem quer seguir uma carreira nessa área. Por isso, é fundamental conhecer a fundo os diversos cursos disponíveis para tomar a decisão certa na hora do vestibular. Afinal, com tantas opções no mercado, é normal ficar com dúvidas.
Agora que você já sabe qual é a melhor opção para você, entre Ciência da Computação ou Engenharia da Computação, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar os seus objetivos!
9 de fevereiro de 2026
2 de fevereiro de 2026
26 de janeiro de 2026