9 de fevereiro de 2026
11 de maio de 2020
A pretensão salarial é uma parte do currículo que serve para orientar o entrevistador e evitar distorções entre o salário que você espera receber e o que a empresa pretende pagar. Trata-se de um campo controverso e recomenda-se que seja incluído apenas quando solicitado pela empresa.
Existem situações em que o seu futuro empregador tem uma verba limitada e não pode exceder uma determinada quantia de salário naquela vaga. O ideal é que sempre durante a negociação exista transparência entre você e seu possível futuro empregador afastando eventuais ruídos desde o início entre vocês.
Em linhas gerais, a pretensão salarial é o valor que você deseja receber e acredita ser um valor justo com base na sua qualificação e experiência profissional. Se você está no começo da carreira e este é seu primeiro emprego, é de se esperar que o seu salário não seja o mesmo de um profissional sênior.
Perceba que existem três fatores que impactam o seu futuro salário:
Calcular sua pretensão salarial também pode ser útil caso você já esteja empregado e queira negociar um aumento no salário. Nesse caso, você também deve demonstrar ao seu empregador por que acredita que a sua remuneração atual não está equivalente a sua pretensão salarial.
Para o cálculo da sua pretensão salarial, você deve estar atento a alguns pontos:
Uma dúvida que muitos jovens tem durante sua busca por emprego é quando é o momento certo para conversar sobre salário. Esse assunto ainda é considerado um tabu em nossa sociedade e grande parte das pessoas têm dificuldade em abordá-lo, inclusive entre amigos.
O que os especialistas em recursos humanos indicam é que o assunto somente seja tratado quando partir do recrutador. Alguns dizem que esse campo sequer deve ser incluído no currículo padrão
Fonte: Universia
9 de fevereiro de 2026
2 de fevereiro de 2026
26 de janeiro de 2026