9 de fevereiro de 2026
2 de setembro de 2020
Praticar o hábito da leitura é uma excelente forma de adquirir novos conhecimentos de maneira aprofundada, além de ser uma maneira de saber mais informações sobre a atuação profissional e temas em alta no mercado, como a educação financeira.
Publicado originalmente em 1997, “Pai rico, pai pobre” é um best-seller composto por parábolas que instruem o leitor a buscar a independência financeira por meio de investimentos, de empreendedorismo e de proteção de patrimônio.
O livro defende a importância de possuir o sistema ou os meios de produção, em vez de ser funcionário de alguém. Para isso, ele aborda a importância de praticar a inteligência financeira, além do modo como ocorre o pagamento de impostos e como ele difere entre empresas e pessoas físicas.
Para os autores, a independência financeira acontece quando é possível sobreviver apenas com a renda dos seus investimentos, uma vez que esse montante se torna maior do que as suas despesas. Ainda segundo eles, o maior motivo de as pessoas passarem por dificuldades é porque não aprendem sobre dinheiro na escola.
Com mais de 32 milhões de cópias vendidas, “Pai rico, pai pobre” já foi traduzido para mais de 51 idiomas e publicado em 109 países, além de ficar na lista de mais vendidos do New York Times por mais de 6 anos.
O livro “A estratégia do oceano azul”, escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne e publicado em 2005, explica como investir em mercados inexplorados. Representantes do The Blue Ocean Strategy Institute, os autores sugerem fórmulas que podem ser aplicadas em diversos negócios, além de analisar casos de sucesso de todo o mundo.
O livro é dividido em três partes. A primeira apresenta os principais conceitos da estratégia e as mais importantes ferramentas analíticas. Eles ajudam a estabelecer quais fatores devem ser estimulados em uma indústria, quais áreas precisam ser eliminadas para economizar custos, quais produtos ou serviços podem ser reduzidos, e o que pode ser criado para trazer inovação.
A segunda parte estabelece os princípios da estratégia:
Por fim, a terceira e última parte do livro descreve a implementação, essencial para superar os princípios citados anteriormente e que, se não forem trabalhados da forma correta, podem impedir a execução da estratégia.
Após a sua publicação, “A estratégia do oceano azul” foi traduzido para mais de 43 idiomas, ultrapassando as 3 milhões de cópias vendidas. Foi nomeado um best-sellerpelo The Wall Street Journal, pela BusinessWeek e pela Amazon.com.
Escrito por Stephen Covey e publicado originalmente em 1989, “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” lista os princípios universais e atemporais que ajudam uma pessoa a alcançar a independência financeira.
Para atingir a eficácia prometida, é preciso internalizar em sua rotina algumas práticas:
O livro foi traduzido em mais de 40 idiomas, ultrapassando a marca de 25 milhões de cópias vendidas.
Publicado em 2011, “Rápido e devagar: duas formas de pensar” foi escrito por Daniel Kahneman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia. O livro apresenta as pesquisas conduzidas pelo autor durante décadas, cobrindo boa parte de sua carreira.
No livro, o autor aborda a dicotomia entre duas formas de pensar: uma rápida, instintiva e emocional; a outra lenta, deliberada e mais lógica. Segundo os experimentos de Kahneman, os dois sistemas podem chegar a resultados diferentes, mesmo se alimentados com os mesmos dados. Esse debate gera implicações em diversas áreas, incluindo na pesquisa de mercado.
Escrito por Michael Wheeler, professor de Harvard, e publicado originalmente em 2013, “A arte da negociação” mostra como os negociadores alcançam o sucesso em um mundo de caos e de incertezas, ao entender a negociação como um processo de exploração que demanda aprendizado e adaptação constantes.
O livro inclui ferramentas para estabelecer objetivos e saber quando desistir de um negócio, além de apresentar 9 princípios para criar uma estratégia resiliente e manter a postura emocional em situações complicadas.
Encerramos a nossa lista deste post com o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, escrito por Dale Carnegie e publicado originalmente em 1936. Nele, o autor apresenta técnicas simples para se relacionar com pessoas, com base nas experiências vividas por ele e por figuras históricas, como Winston Churchill, Eleanor Roosevelt, Henry Ford e Abraham Lincoln.
O livro é um dos maiores sucessos da história dos Estados Unidos, tendo 17 edições no primeiro ano após o lançamento e vendendo 250.000 cópias apenas nos 3 primeiros meses.
Como vimos, os livros sobre Administração são ótimas formas de conhecer mais sobre a carreira e descobrir maneiras de se desenvolver profissionalmente. Portanto, ao organizar o seu local de estudo, não se esqueça de contar com esses títulos para enriquecer o aprendizado!
9 de fevereiro de 2026
2 de fevereiro de 2026
26 de janeiro de 2026