Quer aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e fazer a diferença na sociedade? A faculdade de Letras – Libras Semipresencial da Cruzeiro do Sul virtual prepara você para atuar na inclusão e acessibilidade da comunidade surda.
Por aqui, vocês desenvolvem habilidades pedagógicas, culturais e linguísticas para se tornar um intérprete, professor ou consultor, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
Curso Semipresencial: Flexível, Conectado e Presente
Na Cruzeiro do Sul Virtual, os cursos semipresenciais são pensados para oferecer o melhor dos dois mundos: a flexibilidade do ambiente digital com a solidez da formação presencial. Esse formato segue as diretrizes da nova regulamentação da Educação a Distância, conforme o Decreto nº 12.456/2025 e a Portaria MEC nº 378/2025.
O estudante participa de uma jornada acadêmica que integra:
Momentos presenciais essenciais, realizados em polos ou na sede, que fortalecem a vivência universitária e garantem a qualidade da formação;
Aulas e atividades online, com mediação pedagógica ativa, que permitem estudar com autonomia e suporte constante;
Avaliações presenciais discursivas, que asseguram autenticidade, profundidade e compromisso com o aprendizado.
Essa combinação proporciona uma experiência acadêmica completa, conectada às exigências do mundo contemporâneo e às necessidades do estudante moderno.
Escolha um curso semipresencial e viva a universidade com flexibilidade, presença e excelência.
A faculdade de Letras – Libras Semipresencial da Cruzeiro do Sul Virtual destaca-se por um plano pedagógico atualizado e alinhado com as melhores práticas do mercado.
Ao longo do curso, os alunos desenvolvem habilidades linguísticas específicas, compreendendo nuances e particularidades de Libras, além de adquirirem uma sensibilidade cultural essencial para uma interação respeitosa e efetiva com a comunidade surda.
Com um corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores atuantes no mercado, o curso oferece um ambiente virtual de aprendizagem que facilita a troca de experiências, enriquecendo a jornada do conhecimento.
Durante a graduação em Libras, os estudantes desenvolvem habilidades essenciais para a prática, consolidando uma formação sólida e alinhada às demandas contemporâneas.
Quem se forma em Letras – Libras Semipresencial conta com várias opções de atuação no mercado. Você pode trabalhar em escolas, eventos, empresas ou até mesmo criar seus próprios projetos de acessibilidade.
Agora, falando de salário e oportunidades, esteja ciente de que esses fatores dependerão da sua experiência, das especializações que fizer e até mesmo da região onde você estiver.
Áreas de atuação do curso de Letras (Libras) Semipresencial
A pessoa formada em Libras possui diversas áreas de atuação, contribuindo para a promoção da inclusão e comunicação efetiva com a comunidade surda. Algumas das principais áreas incluem:
Educação;
Interpretação;
Assessoria e Consultoria;
Cultura e Entretenimento;
Comunicação;
Serviço Social;
Saúde.
É possível ampliar suas áreas de atuação capacitando-se profissionalmente por meio de uma pós-graduação. Conheça algumas opções de cursos:
pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos;
pós-graduação em Educação Inclusiva;
pós-graduação em Educação a Distância;
pós-graduação em Docência no Ensino Superior.
Matriz Curricular
1° Semestre
Disciplina Carga Horária
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 80
DIDÁTICA 80
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 80
AMBIENTAÇÃO DIGITAL 20
EDUCAÇÃO INCLUSIVA 80
ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU, O OUTRO E A SOCIEDADE 40
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO 40
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS-LIBRAS I 10
FUNDAMENTOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADOS A EDUCAÇÃO 80
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM LETRAS – LIBRAS I 40
2° Semestre
Disciplina Carga Horária
FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 40
MORFOLOGIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 60
CONVERSAÇÃO INTERCULTURAL EM LIBRAS 40
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – BÁSICO 40
LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS 40
SÍNTAXE DA LÍNGUA BRASILERIA DE SINAIS 60
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS-LIBRAS II 10
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS-LIBRAS I 40
3° Semestre
Disciplina Carga Horária
EDUCAÇÃO ESPECIAL: IDENTIDADES E CULTURAS 40
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – INTERMEDIÁRIO 40
PEDAGOGIA VISUAL 40
METODOLOGIA DO ENSINO DE LIBRAS COMO L1 I 40
EDUCAÇÃO DE SURDOS 60
SINAIS INTERNACIONAIS 40
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS-LIBRAS III 10
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS-LIBRAS II 40
4° Semestre
Disciplina Carga Horária
MÍDIAS E LINGUAGENS: MULTILETRAMENTOS 40
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – INDEPENDENTE 40
METODOLOGIA DO ENSINO DE LIBRAS COMO L1 II 40
ESTILÍSTICA E ESTUDOS SEMÂNTICOS EM LIBRAS 40
LITERATURA SURDA 40
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS-LIBRAS IV 10
PRÁTICA DE ENSINO EM LETRAS-LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 40
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LETRAS-LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 20
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LETRAS-LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 100
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS-LIBRAS III 40
5° Semestre
Disciplina Carga Horária
CLASSIFICADORES NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 40
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – AVANÇADO 40
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS I 40
FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDOS PLURAIS EM LETRAS-LIBRAS I 30
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS-LIBRAS V 10
PRÁTICA DE ENSINO EM LETRAS-LIBRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 40
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LETRAS-LIBRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 20
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LETRAS-LIBRAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 100
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS-LIBRAS IV 40
6° Semestre
Disciplina Carga Horária
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – PROFICIENTE 40
FUNDAMENTOS DA TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO 60
INTERPRETAÇÃO EDUCACIONAL 40
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS-LIBRAS VI 10
FORMAÇÃO DOCENTE: ESTUDOS PLURAIS EM LETRAS-LIBRAS II 30
PRÁTICA DE ENSINO EM LETRAS-LIBRAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 40
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LETRAS-LIBRAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 20
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LETRAS-LIBRAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 100
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS-LIBRAS V 40
7° Semestre
Disciplina Carga Horária
LIBRAS ACADÊMICA 60
ESCRITA DE SINAIS 40
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA DOCENTE EM LETRAS-LIBRAS VII 10
ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2 PARA SURDOS 40
PRÁTICA DE ENSINO EM LETRAS-LIBRAS NO ENSINO MÉDIO 40
PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM LETRAS-LIBRAS NO ENSINO MÉDIO 20
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES EM LETRAS-LIBRAS VI 40
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOCEGOS 40
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM LETRAS-LIBRAS NO ENSINO MÉDIO 100
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM LIBRAS II 40
8° Semestre
Disciplina Carga Horária
DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL 80
ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE 40
GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL 60
LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS 80
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 40
ATIVIDADE DE EXTENSÃO: INTEGRAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA TRANSFORMAR O EU 40
PLANO DE ACOMPANHAMENTO DE CARREIRA EM LETRAS-LIBRAS 10
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM LETRAS – LIBRAS 40