14 de julho de 2021

Afinal, o que são soft skills?


O mercado tem passado por intensas transformações e isso reflete também nas habilidades requeridas por ele. A acelerada digitalização pede por novas maestrias e adaptações. Assim, as empresas estão cada vez mais recrutando pelas soft skills. Inclusive, segundo pesquisa mundial da Michael Page, 91% dos profissionais são demitidos por problemas comportamentais. Ou seja, a ausência dessas skills.

Essas características potencializam a operação

Para ser um profissional de sucesso, é necessário ter essas capacidades solicitadas. “Por isso, faça uma autoavaliação e identifique suas melhores soft e hard skills, bem como, quais precisa desenvolver para atingir os resultados estabelecidos. Sabiamente Albert Einstein diz: ‘loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual’”, comenta a palestrante e mentora organizacional, Lucedile Antunes.

De acordo com ela, são características importantes desde o cargo mais simples da operação até o mais alto nível. São para a vida e para os relacionamentos interpessoais. “Além disso, tendo colaboradores mais competentes, a companhia atinge melhores efeitos. Clientes e funcionários são pessoas. Portanto, se a sua marca não compreende os seres humanos, ela não entende de negócios”, explica a coach.

Um time com essas aptidões bem desenvolvidas, se relaciona melhor, cria mais alianças, resolve os problemas com muito mais facilidade, age com mais inteligência emocional, etc. Dessa forma, são pontos a serem trabalhados dentro da instituição – com treinamentos, por exemplo – e fora, com força de vontade.

Autoconhecimento

O primeiro passo para esse aperfeiçoamento é a expansão da consciência, a qual consiste em reconhecer seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. “Para isso, recomendo fazer um SWOT pessoal. Você também pode aplicar testes, conversar com quem está à sua volta como seu líder, pares e subordinados”, expõe Lucedile.

Depois é necessário conhecer as metas propostas para si mesmo. “Após esse autoconhecimento, busque novas estratégias para agir e se colocar em ação praticando com disciplina. Dessa forma, começará a ter frutos diferentes e se sentirá cada vez mais motivado e engajado”, finaliza a mentora.

Veja só: saber se comunicar de forma concisa e direta pode auxiliar na realização mais harmoniosa das práticas profissionais e, sobretudo, agregar valor à carreira. Seja verbal, escrita ou gestual, é uma das skills mais valorizadas atualmente. “Falar de uma forma calma, segura e correta é uma tendência. Além disso, saber mudar essa maneira conforme o público”, Areta Galat.

Para a professora, a dificuldade na forma de se expressar se agravou nos últimos anos com o avanço da tecnologia. Apesar das facilidades trazidas com ela, há uma linha tênue entre o repasse de informações e os erros advindos da rapidez e da objetividade. Nas redes sociais, por exemplo, o relacionamento tornou-se muito peculiar, com a inserção de emoticonsgifs e outros recursos, minimizando a formalidade.

Outro problema apontado por Areta é em relação a postura. “Estamos adotando composturas mais relaxadas”, finaliza. Isso tem ficado cada vez mais frequente com o digital, mas é errado. Mesmo do outro lado da tela, é essencial manter a postura e a apresentação pessoal, seja nas aulas remotas, reuniões virtuais ou em entrevistas. Estamos distantes, mas isso não significa perder os bons hábitos.

Fonte: Nube

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.