15 de junho de 2020

Área de Comunicação: 6 profissões que estão em alta


No mercado de trabalho, habilidades como a criatividade e a facilidade de se comunicar estão entre as mais valorizadas e podem ser aproveitadas de diversas maneiras. A área de Comunicação, por exemplo, engloba várias profissões nas quais essas características são não apenas úteis, mas indispensáveis.

Como o próprio nome da área já indica, essas carreiras têm uma função de grande importância para a sociedade: comunicar e difundir informações com clareza e ética. Assim, elas podem atender a inúmeros propósitos, em diferentes setores da economia, o que faz com que os profissionais encontrem muitas oportunidades no mercado.

Neste post, listamos 6 profissões que estão em alta na área de Comunicação para você conhecer melhor e levar em consideração na hora de escolher uma carreira. Acompanhe!

1. Design

A profissão de designer talvez não seja a primeira em que a maioria das pessoas pensa quando se fala na área de Comunicação, mas o fato é que a formação em Design também pode ser aplicada nesse setor. Isso porque o designer pode trabalhar com projetos de identidade visual de marcas, publicações editoriais, exposições e sinalização, entre muitos outros recursos usados na comunicação.

Além disso, o profissional ainda tem a chance de direcionar a carreira para a área de mobiliário, automobilismo, ambientes residenciais, mídias digitais, embalagens, eletrodomésticos e outros tipos de produtos. Para tanto, a graduação em Design tem duração de 6 semestres e estuda disciplinas como:

  • Computação Gráfica;
  • Desenho de Observação e Expressão;
  • Design Digital e Experiência do Usuário;
  • Linguagem e Expressão Visual;
  • Modelagem Assistida por Computador.

2. Jornalismo

Sem dúvida alguma uma das formações mais conhecidas da área de Comunicação, o Jornalismo tem como grande foco a divulgação de notícias por meio de jornais impressos, revistas, televisão, rádio e internet. Mais do que apenas fazer os acontecimentos se tornarem de conhecimento público, o jornalista tem o dever de checar as fontes para atestar a veracidade dos fatos, evitando a propagação de notícias falsas.

Outras carreiras possíveis para quem faz a graduação em Jornalismo são encontradas nos setores de edição, produção, assessoria de impressa e comunicação institucional. Com duração de 8 semestres, esse curso inclui as seguintes disciplinas em sua grade curricular:

  • Redação Jornalística;
  • Radiojornalismo;
  • Técnicas de Edição;
  • Técnicas de Entrevista e Reportagem;
  • Telejornalismo.

3. Marketing

A carreira em Marketing é voltada para o desenvolvimento das estratégias de comunicação que as empresas precisam adotar para alcançar os consumidores. Para isso, os profissionais realizam estudos de mercado a fim de analisar o perfil do público-alvo da marca, analisando seus comportamentos, necessidades e exigências.

No mercado de trabalho, um campo de atuação que vem ganhando cada vez mais espaço é o Marketing Digital, que utiliza a internet e as redes sociais para chegar até os consumidores. No formato de graduação tecnológica, o curso de Marketing tem apenas 4 semestres de duração ao longo dos quais são estudados temas como:

  • Ambiente Mercadológico;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Comunicação Integrada de Marketing;
  • Marketing Digital;
  • Técnicas de Vendas e Negociação.

4. Publicidade e Propaganda

Uma vez que as profissões de Publicidade e Marketing caminham juntas, muitas pessoas acabam por confundir esses dois importantes ramos da área de Comunicação. Entretanto, o foco da Publicidade e Propaganda é o desenvolvimento das campanhas publicitárias para divulgar as marcas, junto a seus produtos e serviços.

Assim, o publicitário pode trabalhar no setor de criação, usando toda sua criatividade para elaborar campanhas que causem as emoções certas no público, no atendimento aos clientes da agência de publicidade e, ainda, na negociação pelos espaços de divulgação. No decorrer do curso de Publicidade e Propaganda, que tem 8 semestres, estudam-se as seguintes disciplinas, entre outras:

  • Direção de Arte Publicitária;
  • Redação Publicitária Aplicada;
  • Pesquisa de Mercado e Opinião Pública;
  • Planejamento de Campanhas Publicitárias;
  • Promoção de Vendas e Merchandising.

5. Rádio, TV e Internet

O rádio, a televisão e a internet são alguns dos principais meios de comunicação existentes e, portanto, representam um importante mercado de trabalho para quem quer atuar na área de Comunicação. É possível exercer funções nos setores de direção, produção, roteirização e edição em emissoras de rádio e TV, e em portais da internet.

Além da aptidão para a comunicação, a criatividade é um requisito fundamental para trabalhar com conteúdos radiofônicos, televisivos e digitais, que podem variar desde um videoclipe até um programa de entretenimento ou educativo. Para seguir carreira nesse ramo é importante cursar a graduação em Rádio, TV e Internet, que tem duração de 8 semestres e estuda disciplinas como:

  • Criação e Programação para Rádio, TV e Internet;
  • Gêneros e Formatos em Rádio, TV e Internet;
  • Gestão e Empreendedorismo em Rádio, TV e Internet;
  • Locução e Apresentação em Rádio e TV;
  • Tecnologia para Rádio, TV e Internet.

6. Relações Públicas

A área de Relações Públicas é indispensável para que as organizações consigam zelar pela sua reputação junto ao público. Os profissionais desse setor são responsáveis por transmitir os valores da empresa, fazendo com que ela se destaque positivamente no mercado e seus produtos e serviços conquistem a confiança daqueles a quem se destinam.

Para isso, são utilizados os grandes veículos de comunicação, como a televisão, o rádio e a imprensa, e também recursos internos, a exemplo dos boletins informativos que circulam na própria empresa. A formação necessária para atuar no ramo é a graduação em Relações Públicas, que tem duração de 8 semestres e inclui os seguintes conteúdos em sua grade curricular:

  • Relacionamento com a Imprensa em Relações Públicas;
  • Relações Públicas e Gestão de Crises;
  • Relações Públicas na Gestão de Marcas;
  • Relações Públicas, Redes e Mídias Sociais;
  • Técnicas de Negociação em Relações Públicas.

Para aproveitar todas as oportunidades que a área de Comunicação oferece, é fundamental contar com uma instituição de ensino de excelência na hora de cursar a graduação. Nesse sentido, a Cruzeiro do Sul Educacional tem toda a infraestrutura que você precisa para conquistar uma formação de qualidade. Então, não perca tempo e saiba mais sobre os cursos que listamos aqui e muitos outros.

Confira Mais Artigos