21 de setembro de 2017

Autoconhecimento e liderança


Quando entendemos quais motivos nos movem e para onde queremos ir, grandes transformações ocorrem e oportunidades começam a aparecer. Pensando nisso, Deborah Toschi, coach de carreira e mentora para líderes e profissionais de RH, dá algumas dicas de como ser um bom gestor, por meio da sabedoria.

Quem pode ser um líder?
Todos podem ser, mas nem todos querem ou mesmo estão dispostos a bancar os desafios e o desenvolvimento necessário. A construção não se dá quando o profissional recebe a oportunidade. Quando ele conquista a chance de ocupar essa posição, com certeza, já percorreu um caminho, pois naturalmente buscou seu desenvolvimento e apresentou habilidades e competências necessárias para isso. Não se preparar para esse momento, possivelmente, leva a uma chefia e não a uma liderança.

O que é preciso para ser um bom comandante?
Sem um mapa interno fica difícil navegar nos diversos mares e marés do mundo corporativo. Você vai enfrentar tempo calmo e turbulento. Logo, se não conhecer suas habilidades, competências e mesmo seus pontos de melhoria, ficará mais difícil. Você deve apresentar uma alta capacidade de relacionamento, resiliência, escuta ativa, planejamento e estratégia para gerar um bom desempenho e conquistar suas metas, comunicação e saber gerir conflitos.

Qual a principal dificuldade em refletir sobre si mesmo?
É muito difícil o indivíduo refletir sobre si mesmo, porque o ser humano não tem o hábito de trabalhar para si mesmo, buscar sua melhor versão. As pessoas ficam imersas a uma rotina mecânica e não colocam isso como prioridade.

Quais as principais ferramentas para se desenvolver?
Formação, leitura, participação em projetos dentro e fora da organização, se envolver nos planos de desenvolvimento e não apenas cumprir tabela e buscar atividades extras com profissionais da área. Participar de grupos de liderança, buscar projetos de Coaching e Mentoria.

A opinião de terceiros pode contribuir para o autoconhecimento?
É importante ter noção sobre qual é o legado, a marca e o resultado de sua atuação no ambiente e nos grupos com os quais interage. Logo, outros pontos de vista auxiliam, pois desperta o reconhecimento. A partir desse feedback também é possível se apropriar ainda mais de suas competências.

Para a advogada Paula Abreu, “é importante combater o medo e a insegurança, os quais nos impedem de crescer. Cada dia é uma nova oportunidade de fazer escolhas e recomeçar”. Portanto, acredite em seu potencial e se melhore diariamente a ponto de se tornar excelente na liderança!
Boa sorte!


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos