14 de novembro de 2023

Benefícios dos exercícios físicos para quem estuda


Algo muito interessante sobre a atualidade é que, quando vemos um conteúdo abordando dicas para saúde mental, sempre encontramos os benefícios da atividade física como um dos pontos mais importantes. Porém, para quem estuda, os exercícios físicos feitos regularmente podem ser mais interessantes ainda.

No entanto, qual a relação entre a atividade física e os estudos? Parecem duas coisas muito distintas, certo? As áreas são diferentes, mas quando a pessoa consegue se organizar para fazer uma boa prática dos dois, o resultado nos estudos pode ser mais satisfatório.

Ficou curioso para saber o porquê? Continue a leitura que traremos mais informações sobre o assunto!

Por que a atividade física é importante?

A atividade física é fundamental para a nossa saúde mental e do corpo. Além disso, ela também é responsável por nos dar mais energia para vivermos o nosso dia a dia com mais qualidade. Nesse momento, você deve estar se perguntando: “como é possível ter mais energia, gastando energia?”. Siga a leitura que vamos explicar detalhadamente.

A energia é produzida pela mitocôndria, uma das organelas celulares mais importantes, que também é responsável pela respiração celular. Logo, quanto mais mitocôndrias temos, maior será a nossa produção de energia e, por consequência, teremos mais engajamento e mais concentração. Ainda, nossos resultados serão melhores.

Então, como podemos aumentar a quantidade de células para melhorar a produção de energia? A resposta é: com a prática regular de atividade física. Isso é o que nos informa uma pesquisa elaborada na USP. Portanto, não podemos fugir dos exercícios físicos, e a ciência nos explica os motivos.

Continue a leitura e veja quais são os benefícios para quem pratica atividade física e estuda!

1. Melhora da concentração

Muitos estudantes reclamam que uma das suas maiores dificuldades é manter o foco nos estudos. Isso pode se dar por vários motivos, mas, principalmente, pelo cansaço, pois às vezes é necessário conciliar faculdade e trabalho.

A atividade física aumenta o número de neurônios e de conexões mentais. Assim, o seu cérebro processa as informações de maneira mais rápida e, por consequência, você acaba memorizando mais informações. Em decorrência disso, é possível ficar mais concentrado, pois o cérebro melhora o desempenho e fica mais preparado para armazenar dados. Assim, você consegue aperfeiçoar três âmbitos de seus estudos: cognitivo, raciocínio e memória.

2. Alívio do estresse

A atividade física é responsável por liberar vários hormônios de bem-estar em nosso corpo, como a endorfina ou a serotonina. A prática regular é capaz de equilibrar os seus sentimentos e fazer com que você se sinta melhor.

É comum que quem tem uma rotina de estudos e trabalho intensa sinta-se estressado, afinal, são muitas demandas, e o tempo parece curto para tantas responsabilidades, podendo gerar, inclusive, uma crise de burnout. Isso acaba liberando uma quantidade excessiva de cortisol, também conhecido como hormônio do estresse.

Se, em contraponto, conseguirmos fazer com que nosso corpo produza uma quantidade maior de hormônios do bem-estar, trabalharemos de uma maneira natural para aliviar nosso estresse. Assim, estando com os pensamentos mais tranquilos, teremos um rendimento maior nos estudos.

3. Aumento da confiança

A autoestima é muito importante para nos mantermos seguros diante de situações que podem nos trazer um certo nervosismo. Por meio da atividade física, você pode se sentir melhor consigo mesmo, além de visualizar e perceber seu corpo mais sadio, fortalecendo-se para as novas etapas da vida.

De certa forma, isso se reflete nos estudos também, já que, como resultado da atividade física, você conseguirá se concentrar melhor e diminuir o estresse da rotina.

4. Melhores noites de sono

Quando estamos preocupados com algo, temos dificuldade para dormir, e isso acaba atrapalhando toda a nossa rotina do dia seguinte. Quando temos o hábito de praticar exercícios físicos, fazemos com que não apenas nossa cabeça esteja cansada no fim do dia, mas nosso corpo também.

Assim, conseguimos dormir melhor, pois o nosso físico pedirá esse descanso e nosso organismo estará cheio de hormônios do bem-estar, diminuindo a sensação de preocupação e auxiliando o cérebro a assimilar tudo o que foi estudado. Dessa forma, você conseguirá ter um sono reparador, que cuida das informações adquiridas no dia e o prepara para viver melhor o dia seguinte.

5. Melhora da saúde mental e física

A saúde física é algo que preocupa muitos brasileiros, mas a saúde mental também vem ganhando um maior espaço na vida das pessoas. Isso acontece porque percebemos que a forma como vemos e lidamos com o mundo é um reflexo da maneira como estamos nos sentido por dentro.

Então, vejamos: se estamos cuidando do nosso corpo físico, com os estudos em dia, nos concentrando mais, aprendendo mais informações e melhorando a nossa capacidade de armazenamento das informações, isso significa que estamos conseguindo também ter uma saúde mental e física equilibrada, e essa é uma conquista e tanto para se orgulhar.

Quais atividades praticar?

Existem muitas opções de atividades físicas para escolhermos. O importante é analisar o seu perfil e procurar por algo que combine com você e te deixe mais confortável. Veja algumas opções abaixo!

Dança

As aulas de dança são muito dinâmicas. Elas geralmente são praticadas em grupo e são perfeitas para nos divertimos e para exercitarmos nossa memória e concentração. Isso acontece porque, além de fazer a atividade física, você precisará decorar movimentos, combiná-los e dançar no ritmo da música. Esse é um desafio que tende a contribuir para muitos outros campos de nossa vida.

Caminhada e corrida

Para as pessoas que gostam de admirar paisagens e ouvir podcasts e músicas, a caminhada intercalada com a corrida pode ser uma ótima opção. Contudo, é importante ter atenção ao seu condicionamento físico e sempre respeitar os seus limites. Aos poucos você verá que cada vez terá melhores resultados no seu desempenho.

Artes marciais

Para quem gosta de atividades com explosão e gasto de energia, as artes marciais são as melhores opções. Você pode optar por taekwondo, kung fu, jiu jitsu, muay thai, entre outras. Com essas práticas, você trabalhará a memorização, intensificará o seu desempenho físico e aprenderá autodefesa.

Musculação

A musculação é uma atividade intensa e excelente para quem quer acelerar o metabolismo, além de melhorar a tonificação e o condicionamento físico. Quem estuda, geralmente, fica muito tempo sentado e, por isso, a postura fica prejudicada. A musculação ajuda a fortalecer os músculos e a manter a sua postura no lugar, mesmo quando você estiver cansado.

Notou que são muitos os benefícios da atividade física para quem estuda? É muito importante buscarmos informações sobre esses assuntos, pois assim conseguimos, por meio de outras práticas, melhorar o nosso aprendizado e investir nele.

Confira Mais Artigos