Pular para o conteúdo

Como as emoções impactam na carreira?

10 de junho de 2019

cada vez mais, a inteligência emocional é fator determinante para a implementação de um plano de carreira de sucesso. Confira mais no post de hoje.




Alegria, medo, raiva, tristeza… as emoções afetam diretamente a rotina e a forma como os indivíduos se comportam diante das mais diversas situações, no âmbito pessoal e profissional. Por isso, cada vez mais, a inteligência emocional é fator determinante para a implementação de um plano de carreira de sucesso.

O termo é bem conhecido no ambiente corporativo, afinal, as pressões e problemas são recorrentes no dia a dia. Segundo Marcia Ramires, coach fundadora da Viva Desenvolvimento Humano, o controle dos sentimentos abrange, essencialmente, o olhar para si mesmo. “É um exercício de autoconhecimento, o qual envolve a compreensão das reações acarretadas, levando em consideração você mesmo e as pessoas ao seu redor”, explica.

Amanda Rodrigues de Sousa, estudante na Universidade de Brasília, já enfrentou situações de grande estresse em seu dia a dia de trabalho como estagiária. “Não estava dando conta de finalizar minhas tarefas e me senti muito pressionada”, conta. Para resolver a situação, ela inibiu o sentimento de incapacidade, percebeu seu potencial e se organizou. Assim, deu prioridade para suas atividades e as entregou com eficiência.

Com esse entendimento, a pessoa estará preparada para encarar os desafios diários para o seu crescimento. “O indivíduo terá uma ferramenta propulsora para o desenvolvimento da carreira. O foco é utilizar as emoções como aliadas, para o autocontrole e automotivação”, conta Marcia.

Além disso, segundo a especialista, isso interfere no bem-estar. Quando os seus comportamentos são canalizados de forma saudável, há diversos benefícios como a ativação de suas potencialidades. O raciocínio fica mais claro para uma tomada de decisão assertiva, há melhorias no relacionamento interpessoal e aumento da produtividade.

Portanto, se atente a essa questão e boa sorte em sua jornada!

Fonte: Nube

Comentários

Comentários