18 de setembro de 2019
Como criar uma lista de tarefas eficiente
Listas de tarefas são um dos melhores métodos para aumentar a sua produtividade. Uma rotina pode ser confusa e cheia de coisas para fazer se você trabalha ou estuda, e especialmente se faz as duas coisas. Além disso, é uma ótima sensação riscar uma tarefa da lista depois de concluí-la.
Organizar tudo o que deve ser feito no dia é uma das melhores formas de aumentar a sua produtividade e garantir que as 24 horas do dia serão o suficiente para todos os seus deveres — de preferência sem ter que perder as preciosas horas de sono. Quer saber mais? Continue lendo e conheça os quatro passos que vão ajudar você a criar uma lista de tarefas realmente eficiente!
1. Divida
Dividir os seus grandes projetos em pequenas etapas é o primeiro passo para garantir que você vai conseguir riscar todos os itens da lista. Se uma das tarefas for “planejar a viagem do fim de semana”, por exemplo, você pode levar horas para cumpri-la e vai acabar ficando com aquela sensação chata de que fez muita coisa e ainda não evoluiu nada.
Separe a tarefa em várias etapas. Usando o exemplo acima: comprar passagens; reservar hotel; arrumar malas; montar roteiro; combinar hora de saída. Assim, cada passo que você cumprir será uma tarefa riscada na lista. A sensação de produtividade vai aumentar e trazer o estímulo que você precisa para continuar com as outras tarefas.
2. Priorize
Nem todas as coisas que você precisa fazer têm o mesmo grau de urgência. É importante priorizar as tarefas mais importantes, como relatórios e projetos que devem ser entregues na mesma semana, atividades que estão com prazo curto ou que não podem atrasar de modo algum.
Separe suas tarefas por nível de importância e depois organize-as em listas por urgência. Assim você sabe o que deve ser feito primeiro e evita perder prazos importantes em meio à desorganização de uma rotina corrida.
3. Registre
Mesmo que sua memória seja ótima, nada de pensar que é possível fazer uma to do list imaginária. Quando você tenta guardar suas tarefas na memória, o que faz é adicionar uma nova tarefa: ficar repetindo tudo o tempo todo para não esquecer de nada.
Quando você coloca seus afazeres, no papel eles ficam claros e parecem mais fáceis de alcançar. A sensação de sobrecarga diminui e a mente pode se concentrar no que é realmente necessário. Você pode registrar a sua lista no celular, com a ajuda de aplicativos ou até mesmo à mão em uma agenda. O importante é tê-la em um local de fácil acesso.
4. Consulte
Não basta montar a lista e deixá-la de lado, é preciso consultá-la para ter a certeza de que você está concluindo todos os seus deveres. Se você não consulta a lista com a frequência necessária, terá os mesmos problemas citados no item anterior. E ainda com um adicional: no fim do dia, vai olhar para o papel e perceber que não fez nada como havia planejado. A sensação de desorganização continua.
Fazer uma lista de tarefas diárias não demanda mais do que 10 minutos do seu dia, e aumenta satisfatoriamente seus níveis de organização, produtividade e eficiência. Encontre a melhor forma de fazer sua to do list e comece agora mesmo!
Fonte: Universia