4 de maio de 2018
Como enfatizar meus pontos fortes em uma entrevista?
Na entrevista é hora de ser transparente e verdadeiro. O estudante de administração, Douglas Rodrigues sabe: é melhor mostrar ao recrutador quem você é e não passar uma ilusão. “Tenho de transparecer total confiança a pessoa, pois ela pode ser meu empregador, demonstrando quem sou e todo o meu potencial”.
Além disso, é fundamental procurar se diferenciar de alguma forma. Segundo o coach executivo e sócio do Espaço Meio, Edson de Moraes, ao ser questionado sobre suas qualidades, é natural o candidato responder algo do seu currículo ou do perfil do Linkedin. No entanto, o especialista aconselha: “fale sobre suas habilidades fora do âmbito empresarial”.
Algumas pessoas, principalmente quando buscam o primeiro emprego, não acham relevante comentar algumas de suas atividades, como a participação em um time de futebol ou outro esporte, do teatro do colégio, do coral da universidade, dos trabalhos voluntários em abrigos de animais ou se já foram babás e cuidadores.
“Essas vivências passam ao entrevistador abnegação, sensibilidade, preocupação com o próximo e capacidade de atuar em grupos. Qual a importância disso para o cargo? Mostra sua sensibilidade e capacidade de levar o grupo a um propósito final. Esse será seu diferencial”, ensina Moraes.
Para o especialista, outras características devem ser citadas: a aptidão de lidar com problemas complexos, criatividade, capacidade de trabalhar bem em grupo, pensamento crítico e flexibilidade cognitiva. Cada uma delas transmite uma percepção de qual tipo de profissional você é e como se comporta no meio corporativo, realizando suas atividades e trabalhando em equipe.
E você? Como se prepara para conquistar o seu tão desejado lugar no mercado de trabalho? Compartilhe conosco!