24 de setembro de 2021

Como estimular a inclusão no mercado de trabalho?


A inclusão racial no mercado de trabalho ainda é uma realidade distante para muitos. Os negros enfrentam mais dificuldade de encontrar um emprego em confronto com os trabalhadores brancos, mesmo tendo a mesma qualificação. Isso é um fato para ser mudado com urgência! Logo, o primeiro passo pode começar com as companhias.

Cenário atual

Segundo estudo realizado pela consultoria Mindset e pelo Instituto Datafolha, 46% desse público coloca uma boa colocação profissional como o seu principal objetivo. Sendo assim, importantes incentivos já estão sinalizados como forma de reduzir essa disparidade.

Numericamente, esses indivíduos representam cerca de 55% da população brasileira, de acordo com dados da Rede Brasil do Pacto Global. Mesmo sendo a maioria, apenas 5% chegam a ocupar cargos de liderança. “Por muitos anos, a falta de preparo foi utilizada como justificativa para tal discrepância – argumento o qual, hoje, se tornou inválido diante de tantas políticas públicas voltadas para isso”, diz o CEO do Grupo Educacional Seda, Tiago Mascarenhas.

No âmbito educacional, a Lei de Cotas (12.711 de 2012) foi um dos principais feitos criados até hoje, como forma de proporcionar um maior acesso à instrução de qualidade. Isso contribuiu para o número de alunos negros crescer quase 400% entre 2010 e 2019, em universidades públicas, conforme levantamento do Quero Bolsa.

Ademais, existem outros programas e cursos criados para aperfeiçoar ainda mais essa inclusão. Afinal, uma base sólida é uma das principais formas de possibilitar uma maior empregabilidade. “No caso específico das mulheres negras, a taxa de participação no mercado caiu nove pontos percentuais no primeiro trimestre do ano, quando comparado ao anterior. Foi a maior variação entre os grupos analisados, em um estudo inédito feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS)”, pontua o CEO.

Para Mascarenhas, essas são informações preocupantes, mas com a devida atenção perante as organizações, podem ser revertidas. “Com pequenas ações de incentivo como essas, junto com o devido preparo interno em cada empresa, poderemos finalmente caminhar rumo à maior inclusão e diversidade na sociedade em geral”, finaliza.

Mudança nas culturas organizacionais

Esse assunto tem ocupado um lugar importante na pauta das corporações, mas é indispensável garantir a efetividade desse processo. “Isso é decorrência de uma intenção genuína ao invés de uma meta ou um projeto institucional”, analisa o diretor de Acesso ao Mercado e Relações Públicas da Medtronic, Renato Arruda.

Olhando para questões sociais e econômicas do Brasil, é possível perceber uma realidade muito mais diversa em comparação àquela representada pelos funcionários da maioria das marcas. Concorda? “Então, necessitamos de uma maior pluralidade de perfis nos nossos quadros. Se a nossa estratégia corporativa não dialogar com essa diversidade, podemos dar por garantido: nosso cliente ou consumidor final será deixado de fora”, alerta o dirigente.

Nesse sentido, para ele, a melhor maneira de estabelecer esse diálogo é compondo times multilos, com negros, brancos, indígenas, pessoas 60+, mulheres, homens, gays, lésbicas, trans, etc. “A liderança a qual ainda não vê e não se empenha para estabelecer um ambiente verdadeiramente real, não só perde a riqueza como vira obsoleta, comprometendo estratégias de sucesso e colocando em risco o próprio resultado do negócio” complementa Arruda.

Portanto, evolua sua mente e destrua as barreiras do preconceito. Para isso, acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assim, você se mantém atualizado e ainda se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Pense: quantos negros têm na sua companhia hoje?

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.