31 de janeiro de 2018

Como lidar com a timidez?


A palavra timidez vem do latim timidus e significa “aquele com medo”. A pessoa com essa característica não consegue se relacionar com os outros facilmente, mas ao ganhar confiança fica mais à vontade para conversar. No entanto, ser mais introvertido pode ser um obstáculo na hora de conseguir uma vaga ou no próprio crescimento no ambiente de trabalho.

O Nube realizou um estudo com 16.484 internautas, sobre quais eram suas maiores inseguranças durante uma entrevista. Cerca de 33% apontaram a inibição como principal motivo, perdendo apenas para o nervosismo (34%). “A grande maioria dos jovens são tímidos no processo seletivo, porque é algo novo para eles. No entanto, esse não deve ser um fator eliminatório, é preciso olhar o conjunto de atributos e o potencial desse candidato”, explica a professora de psicologia Georgya Araújo da Faculdades Integradas Simonsen do Rio de Janeiro, especialista em Gestão de Recursos Humanos.

Quando a estudante Ana Caroline Fialho participou do seu primeiro processo seletivo a experiência foi difícil, pois ser mais reservada a impediu de se sair bem. Já em sua segunda entrevista, estava mais confiante e percebeu a preocupação dos selecionadores em deixar o clima mais leve e confortável. “Eles faziam perguntas para conhecer melhor o candidato ‘como eu usava meu tempo nas horas livres’, assim fiquei bem mais relaxada”, conta.

No ambiente corporativo, mais desafios podem aparecer e as incertezas podem ser afloradas. Contudo, a professora considera esse um dos momentos mais importantes para enfrentar cara a cara esse problema e não deixar isso te abater . “É um processo onde o indivíduo precisa unir forças e ir superando cada dificuldade. O querer superar depende muito de cada um.”

Com o tempo, você vai ganhando melhor desenvoltura, segurança e postura, perde a vergonha e melhora sua vida pessoal e profissional. Além disso, Georgya dá algumas dicas aos mais inseguros, como fazer um curso de teatro, um esporte onde vai ser estimulado a apresentação em público ou até mesmo procurar uma orientação e fazer terapia para melhor compreensão de si mesmo.

Não encare a timidez como um empecilho para o seu futuro, lembre-se: ter esse perfil não é sinônimo de não ser bem sucedido. Acredite sempre em seu talento!


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.