6 de maio de 2019
Como se destacar no mercado de artes visuais?
Para garantir seu lugar ao sol em um mercado cada vez mais competitivo, acompanhe as dicas que preparamos para você!
Invista no seu talento
Começar uma carreira como artista não é tarefa simples, porém, cultivar e aprimorar seu talento diariamente pode te levar a alçar grandes voos. Inspire-se e procure criar algo novo todos os dias, por menor que seja. Manter uma rotina de produção vai te ajudar – e muito – a descobrir seu caminho profissional. Lembre-se: uma mente ativa e criativa é a principal ferramenta de trabalho de todo artista.
Desenvolva sua marca registrada
Em um mercado como os das artes visuais, onde cada vez mais pessoas são capacitadas em programas de edição e criação de imagens, é preciso se destacar. Todas as boas marcas são conhecidas por oferecerem algo único, diferente da concorrência. Encare seu próprio nome como uma marca e desenvolva seu diferencial. Você deve começar a criar uma linguagem estética própria, que distinga seu trabalho dos demais.
Esse processo leva tempo, exige experimentação e paciência. Enquanto desenvolve sua marca registrada, você pode desde já oferecer serviços que destaquem seu trabalho por outros aspectos, fazendo um atendimento personalizado, com qualidade e rapidez na entrega, por exemplo.
Tente, tente e tente outra vez
Trabalhar com arte não é fácil, como alguns pensam. Não se trata de criar uma obra prima e alcançar sucesso instantâneo. Pode ter certeza: por trás de toda obra prima existem muitos outros trabalhos que foram ignorados, descartados e criticados. Você vai errar, e isso é bom! Apenas seus erros podem te levar ao acerto. Persistência e autoconfiança é a chave para trilhar o caminho das artes.
Seja flexível
Com exceção do trabalho em instituições, a maior parte dos artistas não tem um emprego fixo, com crachá e horários bem definidos. Ser autônomo é estar disponível em dias e horários inusitados. Esteja sempre aberto a oportunidades e leve a sério todos os seus projetos.
Procure organizar sua rotina trabalho, estabelecendo metas, prazos e objetivos. Criar uma estrutura, ainda que flexível, para seu trabalho diário é muito importante, mesmo no caso de projetos pessoais. Ao ser contratado para qualquer atividade, seja responsável e cumpra o combinado. Dessa forma, seus clientes terão confiança em você e poderão te recomendar a outras pessoas. No mercado das artes, contatos e indicações correspondem à maioria das oportunidades de emprego.
Atualize-se com novos cursos e especializações
Habilidades são companheiras inseparáveis do talento. Procure desenvolvê-las sempre, investindo em novos cursos e especializações. Aprenda a utilizar novos programas de edição de imagem, pratique novas técnicas de pintura, renove-se.
Conheça os recursos ao seu dispor, sejam eles materiais diferentes, programas de computador, equipamentos eletrônicos e qualquer outra coisa que te ajude no seu trabalho. Continue estudando e descobrindo novos mundos. A curiosidade só tem a somar!
Para ter sucesso no mercado de artes visuais, não existe uma receita única. Encarar as dificuldades e procurar superar a si mesmo são as disposições iniciais para trilhar o seu caminho pessoal. Por fim, não se esqueça: aproveite cada minuto!