5 de março de 2018

Como se portar no ambiente profissional?


A Robert Half realizou um estudo para descobrir as maiores causas de demissão. Segundo o levantamento, 34% dos desligamentos são pelo baixo desempenho do colaborador. Porém, a falta de adequação à cultura da empresa e relacionamento ruim com a equipe ocupam, respectivamente, segundo e terceiro lugares na lista de maiores motivos, com 26% e 16% das justificativas.

Fica clara, então, a relação entre sua postura e a estabilidade de sua trajetória. Portanto, se faz necessária a conscientização de quem busca se destacar em meio a tanta competitividade. A coach Claudia Deris listou as principais situações a serem evitadas pelos novos contratados. São elas:

1. Criticar a instituição. “Comentários negativos sobre os costumes da companhia devem ser eliminados, afinal, você não quer seu gestor questionando se o seu perfil é adequado para o cargo ocupado e se compensa investir em você”, exalta.

2. Comparar sua remuneração com a do colega. Se fizer isso, “entrará no campo injusto da disparidade e se dará ao direito de só fazer algo diferente se for, primeiro, mais bem pago. Isso não passa de um grande erro”, diz.

3. Falar sobre detalhes da vida pessoal. “Evite expor sua família ou amigos com comentários acerca de situações ocorridas em locais totalmente desconexos e alheios ao trabalho”, alerta.

Algumas dúvidas podem surgir nas primeiras experiências em relação às regras de conduta. Jacqueline Magnani é estudante de jornalismo e conseguiu um estágio recentemente. Segundo ela, “pelo convívio com pessoas experientes, todos os dias aprendo sobre como agir”, afirma.

Segundo a universitária, mesmo antes de ingressar no mundo corporativo, é importante priorizar a educação e o bom senso. “Estar num local onde agem com mau-humor deve ser péssimo”. Por isso, Jacqueline busca sempre praticar a empatia e pensar antes de fazer observações prejudiciais à sua imagem ou ao bem-estar de seus amigos.

Para a coach de alta perfomance Mônica Fernandes, do Rio de Janeiro, “O comportamento é muito revelador. Principalmente quando se trata de desenvolvimento, pois certamente os estagiários de hoje, serão os líderes de amanhã”. A especialista ainda aponta: “as gerências buscam estudantes maduros. Esses, ao invés de falar mal de tudo e apontar seus equívocos, devem procurar seus superiores para sugerir-lhes melhorias”.

Mônica defende: é de extrema importância ter noções em relação às suas ações antes de começar sua carreira. “Existem algumas normas básicas de etiqueta consideradas indispensáveis em qualquer lugar: respeito, pontualidade, cooperação, organização e comunicação efetiva”.

Para ela, os critérios do universo empresarial estão mudando. “Já não importa apenas o quanto somos inteligentes, a nossa formação ou grau de especialização, mas também a maneira como lidamos conosco e com os outros”, destaca.


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos