14 de dezembro de 2020

Como criar um pensamento estratégico?


O conceito de pensamento estratégico conquistou seu espaço no campo do marketing, e, principalmente, no mundo dos negócios. No entanto, essa abordagem é útil em praticamente qualquer área da vida. Isso porque partindo da definição do agora, será possível realizar as metas e objetivos no futuro.

Para Benito Pedro Vieira Santos, especialista em reestruturação de empresas e sócio da Avante Assessoria Empresarial: “é a capacidade de antecipar o efeito de suas ações, uma visão a longo prazo, criativa e orientada, para executar objetivos específicos e obter resultados já esperados”, explica.

Como o próprio nome diz, esse tipo de pensamento envolve uma estratégia, um plano de ação coordenado e desenvolvido com foco em atingir uma meta. “No começo, para se ter uma ideia da origem do termo, esse tipo de pensamento era aplicado em guerras. Trazendo para o mundo dos negócios, já vou logo dizendo: não é algo teórico, mas sim aprendido e fortalecido pela prática”, afirma.

Essa ideia pode ser observada na forma de agir do gestor. Santos orienta: “se é um líder mais aberto, de longos horizontes e detentor de uma visão prudente, tende a ser um grande pensador estratégico. Já se for fechado, inconstante e de raciocínio focado somente no curto prazo, menor é a tendência a essa forma de organização mental. O estrategista procura nivelar os desafios atuais a uma perspectiva de futuro, a partir de uma visão apurada da empresa”, aconselha.

O pensamento estratégico nas organizações é uma soft skill fundamental para conseguir resolver desafios de forma eficiente. “Porém, nem sempre fica claro como chegar a essa tal mentalidade, pois raras as vezes esse feedback vem com algum guia concreto”, comenta Santos.

Então, quais são as atitudes específicas de um profissional para desenvolver o pensamento estratégico? Veja as dicas!

Mentalidade

O primeiro passo é mudar a mentalidade. “Se o colaborador acredita no pensamento estratégico nas organizações como algo apenas para grandes executivos, se engana. Pode e deve acontecer em todos os níveis da organização, sendo um dos requisitos principais de todos os trabalhos, mas não está escrito necessariamente”, comenta.

Nesse sentido, Santos sugere algumas orientações para estimular essa mentalidade. “Aprenda a identificar tendências; importe-se com a gestão financeira, seja flexível e avalie todas as possibilidades antes de agir; entenda a estratégia e execução, pois não são a mesma coisa; busque respostas para todas as perguntas, incluindo as complexas; foque na solução e nãos nos problemas do negócio; desligue o automático e pense antes de agir; compreenda os conflitos e não se esquive deles; identifique os pontos fracos da equipe (ou seu) e procure alternativas para melhorá-los”, elenca.

Empatia

Desenvolva cada vez mais a empatia. “Aprender a se colocar no lugar do outro é o primeiro passo para se aproximar verdadeiramente das pessoas e ajudá-las a desenvolver o seu potencial máximo”, afirma.

Além do agora

Segundo Santos, tente esboçar cenários a médio e longo prazo: “nunca pense apenas no agora. Uma decisão de hoje trará consequências inevitáveis para o futuro”, reflete.

Dissemine o propósito

Momentos como o atual costumam despertar reflexões profundas. Com a vida sob ameaça, as pessoas tendem a ficar mais sensíveis, buscando encontrar o sentido das coisas. “Nessa hora, é comum se questionarem sobre qual é o verdadeiro motivo de saírem de suas camas todos os dias para irem trabalhar. Por isso, é importante o propósito da sua empresa estar claro”, explica Marília Cardoso, sócia-fundadora da Palas. A partir disso, um pensamento estratégico se constrói de forma mais orgânica.

Como você planeja suas ideias a fim de criar metas e objetivos? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube para mais dicas e orientações.

Fonte:Nube

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