16 de outubro de 2018

Comporte-se no grupo de Whatsapp do trabalho!


Em 2017, o aplicativo atingiu a marca de 60 bilhões de envios de mensagens diárias, de acordo com Mark Zuckeberg, proprietário do Facebook, dono da ferramenta. Remessas de fotos para a família, paquera com os contatinhos, piadas com os amigos… em meio a tanto conteúdo também surgem informações da empresa. Nesse cenário, é preciso cautela para evitar deslizes.

A estagiária Ludimila Coimbra já viu companheiros se atrapalhando na hora de utilizar o sistema. “Errar a janela e mandar o recado para a conversa incorreta é o mais frequente”, conta a jovem. Na organização onde ela realiza o ato escolar educativo, o tom é descontraído, mas mantendo o bom senso. “A etiqueta é a do respeito e cordialidade, porém, a formalidade nunca foi necessária”, afirma.

Na visão de Glaucia Baio, coach de carreira em São José dos Campos (SP), o ideal é considerar o grupo como uma extensão do ambiente de trabalho. “A partir desses meios de comunicação, a reputação é cultivada e divulgada. Perde-se ou ganha-se valor conforme as ações positivas ou negativas”, explica. Um caminho é se atentar para o objetivo. “Contribua para o enriquecimento dessa rede com conhecimentos, apresente habilidades e demonstre atitudes, as quais ficaram escondidas na correira do dia a dia”, indica a especialista. Ela deixa ainda outras recomendações:

– Prefira ler mais e falar menos. Quando o fizer, seja assertivo;
– Não envie figuras e vídeos de bom dia, tarde ou noite. Além disso, evite críticas, gírias e emojis;
– Preserve sua vida pessoal;
– Antes de enviar algo, pense nos três filtros de Sócrates: verdade, bondade e utilidade.

Saber usar adequadamente as redes sociais auxiliará na construção de uma trajetória de sucesso. Seja prudente!


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos