21 de abril de 2021

Cuidado com a sua imagem no home office


Com a pandemia instalada, o home office passou a fazer parte da vida de muitos profissionais, os quais precisaram se adaptar para continuar trabalhando. Contudo, uma das preocupações deles além de manter a produtividade, é o cuidado com a auto imagem. Afinal, esse é nosso principal cartão de visitas.

O cenário

home based foi a estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia, segundo a pesquisa “Gestão de Pessoas na Crise do Covid-19”, elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), em 2020. De acordo com o levantamento, o percentual de companhias adepta desse modelo durante a quarentena foi maior no ramo de serviços hospitalares (53%) e na indústria (47%).

Entre as grandes empresas, o índice ficou em 55% e em 31%, entre as pequenas. Já um terço do total das entidades (33%) implementaram um sistema híbrido, atuando a domicílio apenas em alguns dias da semana.

Conforme o estudo, 41% dos funcionários foram colocados em regime remoto. Já no setor de comércio e serviços, 57,5% dos colaboradores passaram para a modalidade e nas pequenas empresas o percentual ficou em 52%.

A etiqueta das reuniões virtuais

Nesse sentido, é preciso se preocupar com as características desse novo formato. Para o coordenador do curso de consultoria de imagem do Centro Europeu, Pablo Inísio, Curitiba (SP), o ideal é manter o código de vestimentas – o chamado dress code – da corporação durante o teletrabalho. “Cuide da aparência como se fosse laborar fora, principalmente se estiver exposto por videoconferência”, explica.

Além disso, o profissional atuando em casa também deve estar atento ao espaço. “Para o seu rendimento profissional, o ambiente ao seu redor deve ser agradável aos olhos, organizado”, complementa o discente. Inclusive, a arquitetura das moradias já apresenta novas tendências a partir deste ano, visto a predisposição das entidades em adotar o anywhere office.

Embora fique mais à vontade, o contato virtual é tão “ao vivo” quanto aquele cara a cara com o interlocutor. Por isso, a consultora de etiqueta corporativa e competência cultural, Viviane Vicente, de Washington (EUA), elencou algumas dicas para ter atenção quando está sob esse regime. Veja:

  • Teste os softwares e aplicativos com antecedência – em geral, o culpado número um de uma densa videoconferência é a qualidade da chamada em si. Logo, comece a reunião garantindo a possibilidade de todos te verem e ouvirem;
  • Evite atrasos – é importante transmitir confiança aos líderes. Por isso, faça o login alguns minutos antes e deixe aberta a apresentação e documentos em pauta;
  • Empatia – tanto organizador como participante devem respeitar o espaço de fala de cada um. Interrupções causam ainda mais confusão quando não estamos frente a frente;
  • Deixe o microfone “mudo” – lembre-se sempre de entrar na conversa com o áudio mutado. Assim, você se sintoniza com o andamento da discussão e não interrompe a linha de pensamento do moderador;
  • Faça uso correto da webcam – fronteiras entre a vida pessoal e profissional estão começando a se enfraquecer, logo, cuidado para não expor a privacidade da sua família. Outro ponto fundamental é o técnico, então ajuste o ângulo da câmera para os outros participantes visualizarem seu rosto centralizado. O foco não é o ambiente externo;
  • Mantenha a boa aparência – tome cuidado com o método da “cintura para cima”, em um minuto distraído pode-se cometer uma grande gafe.

A maioria das pessoas está passando por essa fase. Então, estão todos no mesmo barco. “Por isso, permita-se rir, tenha paciência, esteja atento e seja solidário com quem está sofrendo um impacto mais significativo com essas mudanças”, finaliza Viviane.

Como está seu trabalho em casa?

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.