Estimulando a autonomia dos profissionais participantes, o curso de Especialização em Ensino da Matemática favorece o domínio de instrumentos adequados à construção de propostas educacionais inovadoras e criativas relacionadas a importantes conteúdos matemáticos. Neste sentido, o curso tem como objetivo geral qualificar e especializar o profissional que atua principalmente na área de Ensino de Matemática e outras áreas afins por meio do desenvolvimento de novas estratégias e metodologias de ensino orientadas pelos pressupostos da contextualização e interdisciplinaridade, dimensões alinhadas com as tendências pedagógicas contemporâneas associadas à Educação Matemática.
Complementarmente, o curso visa ainda a utilização de recursos provenientes das tecnologias computacionais e o planejamento e realização de atividades de pesquisas adequadas ao atual contexto educacional brasileiro, possibilitando ao egresso aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem em Matemática e possibilitando, em consequência, o alcance de novos e amplos objetivos formativos.
Desenvolver, despertar, aprimorar, instigar nos alunos o pensamento matemático não é tarefa das mais fáceis, no entanto, qualificar-se em novas estratégias e metodologias de ensino proporciona recursos para enfrentar esse processo de ensino-aprendizagem. Por exemplo, se as situações são contextualizadas, com base em uma abordagem alternativa de Resolução de Problemas, e contam com auxílio de tecnologias computacionais, ensinar Matemática Pura poderá ser uma experiência enriquecedora.
Essas são as principais características do curso Especialização em Ensino da Matemática:
O curso de Especialização em Ensino da Matemática atende a demanda do mercado por profissionais qualificados que possuam conhecimentos relacionados à matemática e à sua docência, com domínio de competências e habilidades que permitam planejar e implantar projetos e intervenções nos ambientes educacionais com base em diferentes recursos metodológicos e instrucionais.
Desenvolver, despertar, aprimorar, instigar nos alunos o pensamento matemático não é tarefa das mais fáceis, no entanto, qualificar-se em novas estratégias e metodologias de ensino proporciona recursos para enfrentar esse processo de ensino-aprendizagem.