Para o profissional formado no curso de Pedagogia, as oportunidades de conquistar um emprego após a conclusão do ensino superior são muito altas. As principais são encontradas nas salas de aula de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas das redes pública e privada.
Mas o pedagogo pode ir além da sala de aula, atuando na supervisão e coordenação de escolas. Além disso, também é possível ultrapassar os muros do centro de ensino. Atualmente, o profissional de pedagogia tem lugar garantido em novos mercados como a atuação em empresas, museus e até mesmo na televisão.
Em hospitais, acompanhando o aprendizado de crianças internadas por longos períodos. Também poderá se tornar um gestor, atuando nos vários níveis de liderança: como diretor de escolas, coordenador pedagógico e supervisor de ensino.
Em editoras, o pedagogo pode compor equipes multidisciplinares para coordenar a edição e publicação de obras didáticas e paradidáticas.
Implementando e coordenando projetos educativos ou de capacitação de pessoal.
Áreas de atuação
A Pedagogia vem se ocupando, de algumas décadas para cá, com a formação de professores capazes de lidar com diferenças e com o desafio de suprir as necessidades de uma população cada vez mais heterogênea.
As principais áreas de atuação para o pedagogo são:
- Administração escolar;
- Ensino;
- Coordenação pedagógica;
- Educação especial;
- Orientação educacional;
- Pedagogia empresarial;
- Pedagogia hospitalar;
- Produção de livros;
- Supervisão educacional;
- Projetos educativos de instituições públicas e privadas;
- Espaços não escolares, como Organizações Não-Governamentais, hospitais ou empresas.