A Pós-graduação em Psicopedagogia tem como objeto a aprendizagem humana, considerando o sujeito, sua história de vida, sua participação na comunidade, uma escola, uma família, entre outros aspectos individuais.
O psicopedagogo é o profissional que irá detectar as dificuldades contribuindo para os processos de inclusão social e escolar, como os clássicos transtornos de aprendizagem como dislexia e discalculia, ou ainda os de pessoas com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
Durante o curso, são ensinados os fundamentos do desenvolvimento humano e aborda as práticas educativas para intervir nos problemas de aprendizagem ou apenas de dificuldade, sem distúrbios graves.
A maior demanda é na área clínica. O profissional pode atuar como autônomo, em consultório próprio, ou em instituições de ensino, interessadas em aperfeiçoar os processos de aprendizagem. Os principais empregadores são escolas, hospitais e clínicas de psicologia. A regulamentação da profissão daria a possibilidade também de incluir esse tipo de tratamento em planos de saúde.
Em 2014, o Senado aprovou a regulamentação da profissão de psicopedagogo, mas até agosto de 2017 a lei ainda aguardava sanção da Presidência da República. Pela lei, a profissão poderá ser exercida por graduados em psicopedagogia e também por quem tem diploma em Psicologia, Pedagogia ou uma licenciatura, que tenha feito curso de especialização em Psicopedagogia.
Confira em quais áreas é possível atuar: