Pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, na categoria de ministros de culto, missionários e profissionais assemelhados, o teólogo é o profissional que se dedica a realizar liturgias, celebrações, cultos e ritos, apto a dirigir e administrar comunidades, formando pessoas segundo preceitos religiosos de suas tradições.
Ou seja, no ministério religioso o teólogo pode atuar em igrejas, capelania hospitalar, empresarial, escolar, penal, militar, em plataformas marítimas e outras organizações (ONGs) ou corporações.
Se você se interessar mais pela pesquisa histórica, das tradições, textos e dogmas religiosos, verá ser uma área importante de produção de conteúdo para os mercados editorial e jornalístico, o que pode ampliar as fronteiras de sua capacidade de atuação.
Tem-se percebido uma tendência a se reconhecer na pessoa do teólogo um importante formador de opinião pública, e é bem possível que, após formado, você seja convidado a participar de debates em programas de televisão ou a atuar como consultor no mundo empresarial, político, das artes e comissões de bioética.
Também poderá ser lembrado em Conselhos de Ética Pública e Conselhos de Mediação de Conflitos, em razão de sua capacidade de interlocução entre os setores da sociedade.