27 de novembro de 2020
Dicas para se destacar em home office
Saber adaptar-se a novas situações é característica muito admirada por todo bom líder. Quem consegue se relacionar com diferentes perfis de pessoas, ou se adequar a ambientes diversos, normalmente é mais valorizado e está um passo a frente dos demais. Porém, isso nem sempre é simples. Especialmente quando falamos em uma mudança tão drástica e repentina, como a causada pela pandemia.
De um dia para o outro, milhares de profissionais se viram obrigados a deixar a rotina de trabalho para exercerem as funções isolados em suas casas. Para uns, fácil. Para outros, por onde começar? Nesse momento de dúvida, excelentes colaboradores acabam prejudicando a própria imagem e interrompendo ou eliminando possibilidades de ascensão na carreira.
“Grande parte de nós, atuando em home office, tem algumas limitações para se expor. Então, saber como se apresentar para ganhar a atenção do interlocutor, comunicar detalhes do nosso labor, falar com mais clareza e entonar a voz, na medida e para a pessoa certa, entregar e mostrar mais do ofício se tornou ainda mais importante se vender para ser notado. Quem não é visto dificilmente é lembrado”, comenta Cinthia Almeida, consultora de Marketing Pessoal.
Sair da zona de conforto pode levar trabalhadores tecnicamente perfeitos a perderem oportunidades por inabilidade em compreender a própria marca e desenvolver o personal branding. “Muitas vezes, a forma como pensamos ser lembrados ou reconhecidos não corresponde à imagem a qual outras pessoas têm de nós. Por isso, o acompanhamento de um especialista nessa área ajuda a identificar as lacunas existentes, a posicionar sua originalidade e como comunicar os diferenciais e pontos fortes, inclusive quando o dia a dia está sendo vivido a distância”, explica Cinthia Almeida.
Autoconhecimento
Por meio de ferramentas de autoconhecimento, estratégias de marketing e mentorias com metodologias exclusivas, é possível destacar, reinventar, posicionar ou reposicionar qualquer pessoa no mercado, a qualquer tempo, alavancando e comunicando a marca pessoal corretamente. Como consequência, objetivos como aumento de visibilidade, mais reconhecimento, mudança de cargo ou área, maior renda e mais segurança nas decisões se tornam viáveis, levando o profissional a prosperar inclusive em períodos turbulentos.
Dicas
A fim de se destacar, veja algumas dicas:
- Organize seu tempo: tenha hora para começar e terminar as atividades. Defina as metas do dia e um prazo, em período temporal, para cada uma delas.
- Estabeleça o melhor horário para a realização dos afazeres: se o seu ritmo é melhor pela manhã, por exemplo, priorize as tarefas mais trabalhosas nesse momento. Reserve a parte da tarde para funções mais simples. Assim fica mais fácil evitar a procrastinação.
- Mantenha a comunicação e histórico de conversa por meio de aplicativos: fale com sua equipe sobre suas atividades, peça e ofereça ajuda quando necessário. Se uma tarefa depende de outras pessoas e atualmente há uma pendência com você, informe os colegas sobre o andamento e diga até quando irá entregar.
- Não marque reuniões desnecessárias ou surpresa: é muito desconfortável receber uma chamada de vídeo inesperada. Por isso, antes de agendar o encontro, verifique se é realmente preciso. Se sim, defina o objetivo e informe aos convidados. Então, escolha o melhor dia e horário considerando a agenda de todos.
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Quais são suas estratégias em home office?
Fonte: Nube