27 de novembro de 2020

Dicas para se destacar em home office


Saber adaptar-se a novas situações é característica muito admirada por todo bom líder. Quem consegue se relacionar com diferentes perfis de pessoas, ou se adequar a ambientes diversos, normalmente é mais valorizado e está um passo a frente dos demais. Porém, isso nem sempre é simples. Especialmente quando falamos em uma mudança tão drástica e repentina, como a causada pela pandemia.

De um dia para o outro, milhares de profissionais se viram obrigados a deixar a rotina de trabalho para exercerem as funções isolados em suas casas. Para uns, fácil. Para outros, por onde começar? Nesse momento de dúvida, excelentes colaboradores acabam prejudicando a própria imagem e interrompendo ou eliminando possibilidades de ascensão na carreira.

“Grande parte de nós, atuando em home office, tem algumas limitações para se expor. Então, saber como se apresentar para ganhar a atenção do interlocutor, comunicar detalhes do nosso labor, falar com mais clareza e entonar a voz, na medida e para a pessoa certa, entregar e mostrar mais do ofício se tornou ainda mais importante se vender para ser notado. Quem não é visto dificilmente é lembrado”, comenta Cinthia Almeida, consultora de Marketing Pessoal.

Sair da zona de conforto pode levar trabalhadores tecnicamente perfeitos a perderem oportunidades por inabilidade em compreender a própria marca e desenvolver o personal branding. “Muitas vezes, a forma como pensamos ser lembrados ou reconhecidos não corresponde à imagem a qual outras pessoas têm de nós. Por isso,  o acompanhamento de um especialista nessa área ajuda a identificar as lacunas existentes, a posicionar sua originalidade e como comunicar os diferenciais e pontos fortes, inclusive quando o dia a dia está sendo vivido a distância”, explica Cinthia Almeida.

Autoconhecimento

Por meio de ferramentas de autoconhecimento, estratégias de marketing e mentorias com metodologias exclusivas, é possível destacar, reinventar, posicionar ou reposicionar qualquer pessoa no mercado, a qualquer tempo, alavancando e comunicando a marca pessoal corretamente. Como consequência, objetivos como aumento de visibilidade, mais reconhecimento, mudança de cargo ou área, maior renda e mais segurança nas decisões se tornam viáveis, levando o profissional a prosperar inclusive em períodos turbulentos.

Dicas

A fim de se destacar, veja algumas dicas:

  1. Organize seu tempo: tenha hora para começar e terminar as atividades. Defina as metas do dia e um prazo, em período temporal, para cada uma delas.
  2. Estabeleça o melhor horário para a realização dos afazeres: se o seu ritmo é melhor pela manhã, por exemplo, priorize as tarefas mais trabalhosas nesse momento. Reserve a parte da tarde para funções mais simples. Assim fica mais fácil evitar a procrastinação.
  3. Mantenha a comunicação e histórico de conversa por meio de aplicativos: fale com sua equipe sobre suas atividades, peça e ofereça ajuda quando necessário. Se uma tarefa depende de outras pessoas e atualmente há uma pendência com você, informe os colegas sobre o andamento e diga até quando irá entregar.
  4. Não marque reuniões desnecessárias ou surpresa: é muito desconfortável receber uma chamada de vídeo inesperada. Por isso, antes de agendar o encontro, verifique se é realmente preciso. Se sim, defina o objetivo e informe aos convidados. Então, escolha o melhor dia e horário considerando a agenda de todos. 

Fique de olho nas atualizações do blog! Diariamente publicamos novos conteúdos sobre carreira e mundo corporativo.

Quais são suas estratégias em home office?

Fonte: Nube

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.