29 de outubro de 2021
Empresas de tecnologia crescem durante a crise
Desde 2020, a necessidade de transformação digital passou a ser uma realidade para muitas empresas em busca de reinventar seus processos para expandir os negócios e atender às novas exigências do mercado. Isso porque os cenários de interação entre marca e seu público precisaram seguir os protocolos da saúde, então o modelo tradicional do “olho no olho” precisou dar espaço para a cibernética.
Pandemia: qual será seu legado?
O impacto da pandemia ainda é realidade para grande parte dessas entidades, de vários segmentos de atuação. Contudo, na contramão desse cenário, as companhias de tecnologia crescem com a oferta para novas soluções e enxergam uma realidade ainda mais promissora.
De acordo com pesquisas recentes divulgadas pela Gartner, para este ano, a previsão de investimento mundial na área de TI será de US$ 3,9 trilhões. Isso representa um aumento de 6,2% em relação ao ano passado. A consultoria ainda destaca os segmentos com um crescimento expressivo: softwares corporativos (8,8%), seguido pelos dispositivos (8%), data center systems (6,2%), serviços de ti (6%) e communications services (4,5%).
Exemplos de sucesso
Empresas de vários setores passaram a procurar produtos e serviços para facilitar o dia a dia do consumidor. Elas também tiveram de se ajustar e começaram a investir em plataformas e soluções tecnológicas para ganhar mercado e crescer. A grande previsão para o futuro é ter um crescimento constante nesse tipo de foco digital.
Na UDS Tecnologia, por exemplo, a busca por soluções com maior ascensão no ano passado foi relacionada ao desenvolvimento de softwares personalizados (aplicativos e sistemas web) e a Discovery, focada em descobrir oportunidades de inovação e melhorias para organizações clientes.
Crescimento acima da média
A UDS acumula um crescimento de aproximadamente 200% anualmente, e registrou um aumento de 55% em 2020 pela procura de ferramentas para otimizar procedimentos para melhorar a experiência dos consumidores e aumentar as vendas via canais digitais. “Apesar de sistemas prontos atenderem diversas necessidades, a estratégia de muitas corporações é desenvolver plataformas próprias, personalizadas ao seu modelo de negócio e diferenciais”, ressalta Rafael Sapata, fundador da UDS.
Quais segmentos estão em maior demanda?
Os responsáveis por alavancar os negócios foram, em grande maioria, os segmentos de educação, e-commerce, financeiro, logística e a indústria alimentícia. Todos eles buscaram pelos serviços de transformação personalizada para seguirem suas atividades mesmo com a crise.
Quem está antenado com essa possibilidade de atuação mais otimista?
Segundo a Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), apenas em 2020, as entidades brasileiras aplicaram mais de US$ 40 milhões em soluções virtuais e computacionais. A estudante de TI, Natália Moreira, de São Caetano do Sul, conta estar otimista por atuar nesse ramo.
Em seu primeiro estágio, ela tem aproveitado a vivência para entender como funciona a realidade organizacional na realidade e aplicar os aprendizados para sua carreira. “A faculdade ajuda bastante, mas a prática vivida em uma companhia é essencial para evoluir completamente”, conclui.
Como se destacar no mercado de tecnologia?