9 de fevereiro de 2026
10 de março de 2022
Você sabe como aproveitar disciplinas na segunda graduação? Esse é um recurso muito valioso para quem já fez um curso superior, ainda que não tenha concluído.
O aproveitamento de matérias nada mais é do que um procedimento que dispensa a necessidade de cursar novamente uma disciplina que você já fez em outra graduação. Interessante, não é mesmo?
Neste post, entenda quando optar por esse recurso e como solicitar o aproveitamento de disciplinas na sua segunda graduação!
Alguns cursos apresentam as mesmas disciplinas, e pode coincidir de isso acontecer na sua segunda graduação. Desse modo, as instituições de ensino permitem que os alunos passem pelo processo de aproveitamento das matérias.
No entanto, é preciso ressaltar que isso só acontece quando as ementas das disciplinas dos diferentes cursos são iguais ou muito semelhantes. Isso garante que o aluno já aprendeu o que precisava e não tem necessidade de passar novamente por esse conteúdo.
Algumas instituições de ensino também oferecem a opção de solicitar o reaproveitamento de algumas matérias, porém, utilizando-as como disciplinas optativas. Nesse caso, as obrigatórias não sofrem nenhuma alteração.
Cada instituição de ensino define as regras de aproveitamento das disciplinas. Dessa forma, só é possível saber os requisitos ao entrar em contato com o local em que você estuda. No entanto, um dos critérios principais é de, no curso anterior, ter obtido a aprovação da matéria que deseja aproveitar.
A principal vantagem de solicitar o aproveitamento de uma disciplina é reduzir o tempo do segundo curso. Como você não precisa refazê-la, é possível antecipar a data de formação e concluir a nova graduação rapidamente.
Isso sem contar que, com menos matérias para fazer, é possível focar mais os conteúdos em que você apresenta mais dificuldade ou que gostaria de aprender com mais aprofundamento. Desse modo, é possível aproveitar melhor a segunda graduação e incluir experiências que vão agregar no seu desenvolvimento de carreira.
É preciso ressaltar que cada universidade tem o seu processo de solicitação de aproveitamento de matérias. Desse modo, o primeiro passo para dar entrada nesse recurso é entrar em contato com a instituição de ensino para conhecer os requisitos e as etapas a serem cumpridas.
Além disso, existe a possibilidade de sua solicitação ser indeferida, caso a instituição conste que há uma incompatibilidade das ementas, que os conteúdos estão desatualizados ou por diversos outros fatores.
Sendo assim, tenha em mente que apenas a solicitação de aproveitamento não garante que você não precisará cursar determinadas disciplinas na segunda graduação. Por esse motivo, é importante você acompanhar todas as atualizações do processo.
Gostou de saber como aproveitar disciplinas na segunda graduação? Esse recurso faz toda a diferença para quem já fez um curso superior e está iniciando uma faculdade com matérias semelhantes. Por essa razão, vale a pena se informar sobre os processos de aproveitamento de sua instituição assim que possível.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário e logo responderemos!
9 de fevereiro de 2026
2 de fevereiro de 2026
26 de janeiro de 2026