24 de julho de 2020

Habilidades necessárias para o “novo normal”


As necessidades empresariais se renovam a cada crise

Ainda não se sabe muito sobre como será o mundo quando controlarmos o vírus, mas é extremamente improvável as coisas voltarem a ser exatamente como eram antes. Logo, acredita-se na mudança nos locais de trabalho e, dessa forma, as aptidões exigidas pelas empresas.

Embora muitas pessoas não privilegiem o tempo em casa na quarentena para aprender mais, os cursos on-line (em geral, gratuitos) podem fazer a diferença. Em especial, para aqueles em busca de recolocação ou visando começar uma nova carreira.

Nesse sentido, para a psicóloga, mentora e coach de carreira, Daiane Ribeiro, competências como comunicação personalizada, relacionamento profissional e priorização de ações serão importantíssimas para a retomada. “Elas não são diferentes das já solicitadas antes da crise, porém agora precisam ser prioritárias. Tanto para quem está iniciando quanto para um colaborador sênior. Essas são capacidades comportamentais, logo, é de extrema importância atentar-se também às habilitações técnicas”, explica.

Desenvolva novas habilidades

Por isso, o professor, palestrante e escritor, Uranio Bonoldi, descreveu cinco soft skills como aposta para o mundo corporativo pós-pandemia. Veja:

Inteligência Emocional (IE) – é a capacidade de estar ciente, expressar e controlar as emoções, sabendo ouvir os outros. Ou seja, ser empático é IE. “Assim, em momentos turbulentos como esse é legal conectar-se com as pessoas em um nível emocional. Logo, indivíduos com essa inteligência serão cobiçados pelos empresários”, comenta o professor.

Habilidades tecnológicas – uma das melhores maneiras de se preparar para o “novo normal” é adquirir afinidade e agilidade com a tecnologia. A pandemia tem acelerado as transformações digitais em todas as esferas globais, então, as companhias têm tentado tornar-se resistentes a improváveis surtos futuros e interrupções. Isso é, a inteligência artificial, big data, Internet das Coisas, realidade virtual, aumentada e robótica tornarão os negócios mais resilientes. Com isso, profissionais para ajudar nessa questão estarão em vantagem.

Liderança – a realidade do home office mostrou a necessidade de pessoas em todos os níveis da organização estarem em posição de lideraroutras. Então, candidatos com esse grande “jogo de cintura”, incluindo como melhorar e inspirar equipes, serão disputados.

Criatividade e Inovação – este quesito está sendo determinante para os negócios nesta pandemia. Ou seja, corporações se adaptaram ao virtual ou migraram para novos produtos para lidar melhor com a crise. Por isso, na retomada, precisaremos da engenhosidade humana para criar e renovar processos. A criatividade humana será essencial.

Pensamento Crítico – durante o surto da doença, vimos um pico de notícias falsas e deturpações de dados e estudos. Nesse sentido, as organizações precisarão confiar no pensamento crítico para entender quais informações devem influenciar a tomada de decisões.

Ainda conforme Bonoldi, “um leque de oportunidades está se abrindo e se consolidará no pós-coronavirus”. Portanto, aproveite esse tempo para se desenvolver profissionalmente e mantenha-se sempre atento e informado!

Vamos nos adaptar a essa nova realidade juntos. Você tem se preparado para o “novo normal”?

Confira Mais Artigos