2 de março de 2020

Marketing digital: carreira do futuro


Antes de tudo, é preciso compreender o conceito dessa carreira. Em linhas gerais, são estudos e ações voltadas para promover e valorizar marcas e produtos, porém por meio do ambiente virtual. Kinho Mangerona, pós-graduado em Marketing e Gestão de Negócios e um dos fundadores da agência Bowie, define a atividade como: “o futuro para formados em comunicação. Marketing é visto como um conjunto de estratégias capazes de envolver relacionamento, conteúdo e captação. Com o digital, é possível entender todo o processo de um cliente.”

Essa inovação foi propiciada graças ao aumento do uso e acesso à internet. Boa parte da população já utiliza mecanismos tecnológicos na hora de consumir. De acordo com dados coletados pelo programa de pesquisas, NZN Intelligence, 74% dos indivíduos preferem fazer compras online.

Além disso, 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais, segundo pesquisa realizada pela agência Iron Paper. Por isso, se adaptar a esse cenário é fundamental às corporações. Para Mangerona, “é a espinha dorsal de qualquer empresa, por onde entram os consumidores, se cuida dos atuais e cria um ecossistema saudável com o objetivo de mantê-la atual e forte.”

As possibilidades de atuação são diversas e a média de bolsa-auxílio oferecida aos estagiários da área é de R$ 1.224,10, de acordo com a “Pesquisa Nacional de Bolsa-Auxílio 2018” realizada pelo Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios. Educandos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e formações correlatas aprendem na faculdade a utilizar diferentes plataformas da web.

O profissional da área será responsável por administrar redes – como Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin -, produzir materiais para blogs, sites, e-mails e pensar em métodos de desenvolvimento das marcas. Mangerona aponta algumas das principais funções: “Análise de canais digitais, planejamento, criação de cronogramas, estudo do mercado e da concorrência. Em primeiro lugar, o estudante precisa gostar muito de ler e se renovar. Conhecer novas ferramentas e técnicas é importante. É uma carreira atraente para quem curte estar por dentro das atualidades.”

Pessoas com perfil analítico, dinâmico e criativo como David Lima, 20, aluno de Publicidade e Propaganda se atraem pela oportunidade de reunir experiências modernas e aspectos tradicionais da comunicação. “O mais interessante é a liberdade de criar e inovar. Além de permitir o contato com o público e novas tecnologias”, afirma.

Lima também investe em cursos extracurriculares buscando potencializar sua capacitação. Atualmente, trabalhando como estagiário em um Fundo de Investimentos optou por estudar Técnico em Computação Gráfica concomitantemente à graduação. “Se eu pudesse dar um conselho ao ingressante, é se atualizar constantemente. Fazer aulas para conhecer ferramentas, ficar de olho nas tendências do ramo, desenvolver a criatividade e principalmente, não ter receio de errar e inovar.”

Já a Analista de Mídia, Thaís Ynaê, 24, incentiva o jovem a buscar oportunidades na área desde cedo. “O estágio pode ser decisivo para perceber se de fato você gosta daquilo ou quer alguma outra vertente, mas é importante se colocar à disposição com o intuito de absorver conhecimento. Ganha mesmo quem não tem medo dos desafios.”

Portanto, se depois de ter lido essa matéria se identificou, invista nesse caminho. Busque formas de aprendizado e acompanhe as matérias e vagas do Polo. Boa sorte!

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.