12 de março de 2018

Música no trabalho: ajuda ou atrapalha?


Há muitas pesquisas tentando chegar a uma conclusão, mas ainda não há um consenso sobre o assunto. A pesquisadora Teresa Lesiuk, da Universidade de Miami (EUA) constatou: quem tem esse hábito, apresenta melhores ideias e finaliza suas atividades mais rapidamente. No entanto, causa dispersão entre os menos experientes.

Para musicoterapeuta, Thereza Accioly, da Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, o seu uso deve ser feito de forma adequada e bem pensada. Segundo ela, é muito relativo. “A música pode auxiliar no rendimento, mas deve-se ter alguns cuidados, pois também causa distração ou uma sensação de relaxamento”, explica.

De acordo com a especialista, é importante analisar qual é o objetivo proposto, aumentar a produtividade, ou somente, tornar o ambiente mais confortável. Isso vai depender de algumas circunstâncias. Segundo a especialista, entre elas estão: o local de trabalho, o perfil da empresa e dos outros colaboradores, as tarefas executadas, e principalmente, de cada indivíduo.

O produtor audiovisual, Igor Rechenberg, tem esse hábito enquanto realiza seus projetos. Para ele, por conta da rotina, isso “ajuda a aliviar o cansaço mental e, consequentemente, a realizar as funções com mais disposição e produzir melhor”. Contudo, quando algumas atividades precisam de maior atenção, deixa de lado, pois reconhece: pode atrapalhar.

É necessário saber em quais momentos cabe ou não o seu uso. Afinal, cada pessoa reage de uma maneira diferente quando entra em contato com alguma melodia. Isso porque a mesma é capaz de alterar nossa mente e nosso corpo, mas também influencia na maneira como trabalhamos. Use o bom senso!

E você? Costuma ouvir algum ritmo? É a favor ou contra o seu uso no ambiente de trabalho?


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.