19 de fevereiro de 2020

Não sabe a diferença entre Publicidade e Marketing? Nós explicamos!


Após terminar o Ensino Médio, é normal ter dúvidas sobre qual área seguir. Afinal, com tantas opções disponíveis, saber como escolher uma faculdade é fundamental para ter uma carreira promissora. Nesse cenário, quem gosta de comunicação, por exemplo, pode ter dificuldade para entender a diferença entre Publicidade e Marketing.

Muitas pessoas acreditam que Marketing e Publicidade são sinônimos. Porém, apesar de estarem conectadas, essas são carreiras que se complementam. Enquanto o Marketing cuida da estratégia usada para desenvolver ações de vendas, é a Publicidade que vai divulgar esses serviços e produtos para o cliente.

Apesar de suas diferenças, ambas são profissões em alta. Portanto, se você gosta de comunicação, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar melhor como são esses cursos, quais são as diferenças entre ambas as carreiras e como escolher a opção certa para você. Acompanhe!

O que é Marketing e como é esse curso?

O Marketing é um conjunto de estratégias utilizadas para melhorar as vendas, com base no planejamento das ações necessárias. O objetivo é atender às necessidades do cliente para que a marca consiga se destacar no mercado.

Como os consumidores estão cada vez mais instruídos e seletivos, principalmente pela facilidade de procurar por informações sobre determinado produto ou serviço na internet, esse profissional precisa se manter atualizado para que possa utilizar as ferramentas corretas para atrair o interesse do seu público.

Também é papel do setor de Marketing realizar pesquisas de mercado e construir a imagem do produto ou serviço, além de estudar o perfil do público-alvo.

Com duração média de 2 anos, o curso de Marketing é voltado para os aspectos mais práticos no mercado de trabalho. Assim, o estudante entrará em contato com as práticas mais recentes, a visão estratégica de um negócio e o desenvolvimento do faro mercadológico.

Como é o curso e a carreira em Publicidade e Propaganda?

Se o Marketing é o responsável por planejar as ações que apresentarão a sua marca para o seu público-alvo, a Publicidade faz a comunicação de fato. Ou seja, é ela que cuida da divulgação dos conteúdos publicitários dos seus produtos ou serviços.

O profissional formado em Publicidade e Propaganda é o responsável pelo desenvolvimento de campanhas e propagandas, assim como pela criação e manutenção da imagem da sua marca. Por isso, é importante que a pessoa domine determinadas habilidades, como criatividade e comunicação.

O curso de Publicidade e Propaganda tem, em média, 4 anos de duração. Com uma formação voltada tanto para a criação de peças publicitárias como para as ciências humanas, prepara o aluno para atuar no mercado de trabalho, oferecendo as ferramentas necessárias para que consiga se destacar.

Como escolher entre os dois cursos?

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre Publicidade e Marketing, chegou a hora de decidir qual é a melhor opção para você. Porém, não se desespere: se gostou dos dois cursos, saiba que é possível optar por um agora e, depois de formado, fazer uma especialização no outro. Assim, você pode transitar entre o mundo da Publicidade e do Marketing facilmente!

Se você se interessou por esses cursos para a sua formação, tenha em mente que ambas as carreiras permitem que você trabalhe tanto alocado em empresas ou agências, como também na forma de freelancer. Porém, apesar de trabalhar em casa ser um grande diferencial, lembre-se de que você será o responsável por conseguir os seus próprios clientes — por isso, é fundamental cuidar do seu marketing pessoal!

Como vimos, apesar de estarem conectadas pela comunicação, há diferença entre Publicidade e Marketing que são fundamentais. Por isso, se você se interessa por essa área, procure pela opção que se encaixe melhor com as suas habilidades e metas para o futuro.

Confira Mais Artigos