11 de outubro de 2021

O poder das mulheres no mercado de trabalho


Os jogos olímpicos de 2021 foram um marco na história, principalmente por voltar a atenção para pautas importantes, como a participação das mulheres. Essa foi a Olimpíada com maior igualdade de gênero da história, com a presença delas em quase 49% das competições, de acordo com a ONU Mulheres. Passo importante para o sexo feminino, o qual, infelizmente, por muitos anos não viveu essa realidade no mercado de trabalho.

Colocar o assunto em pauta

Inclusive, em 2020, a participação delas no universo corporativo atingiu o pior nível dos últimos 30 anos, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Essa desigualdade é estrutural. Até a década de 60, as moças precisavam de autorização dos maridos para poderem trabalhar. Isso porque a construção social de o homem ser o responsável pelo sustento e a esposa pelo cuidado, limita a inserção delas no mercado, seja por falta de oportunidades ou por crenças instaladas”, explica a diretora de operações da TotalPass, Isabelle Araujo.

Esse assunto foi pautado também na Feira de Estágios Nube 2021. No primeiro painel do evento, a superintendente executiva de gente, gestão e experiência do cliente do Banco Digio, Beatriz Nóbrega, levantou a bola e fez um gol afirmando: “o lugar da mulher é onde ela quiser”. No mesmo bate-papo, a head do LinkedIn Brasil em soluções de talentos, Ana Claudia Plihal falou sobre essa perspectiva no mundo corporativo. O conteúdo ficou disponível no site da Feira e vale a pena conferir.

Nesse sentido, está na hora de mudar e, para isso, novas práticas devem ser adotadas pelas corporações. “Tornar o ambiente laboral mais inclusivo é um ponto importante nessa trajetória”, diz a diretora. Segundo a pesquisa “Panorama Mulher” realizada pelo Insper, apenas 26% das posições de diretoria são ocupadas por trabalhadoras, caindo para 13% quando o assunto é a presidência.

De acordo com o levantamento, lideranças femininas aumentam em quatro vezes a possibilidade de ter outra mulher em cargos de conselho e em 2,5 vezes a chance de haver na chefia operacional. “Para essa realidade entrar em prática, os RHs devem estimular a contratação delas e oferecerem possibilidades em todas as posições. Isso deveria entrar para as culturas corporativas”, diz Isabelle.

Reconhecimento delas

O reconhecimento da capacidade desse público não é o único tópico a ser pautado. É preciso haver também a valorização financeira, com equidade salarial na mesma função, independentemente do sexo. Atualmente, o salário delas costuma ser 22,3% menor quando comparado ao dos homens, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para a líder da Engaje Comunicação no Rio Grande do Sul, Cíntia Miguel Kaefer, mãe de duas meninas, de 2 e 9 anos, 2020 foi o ano da reinvenção. Além de gerir processos com os clientes de uma forma diferente, com mais agendas e reuniões de planejamento, foi preciso reorganizar o espaço da casa, pois a família toda ingressou no home office e no homeschooling. “Mesmo acostumada com a atuação remota, o momento foi desafiador, servindo para adaptar minuciosamente as demandas e também os momentos de desligar de tudo e dar atenção total às crianças”, analisa.

Essa realidade tem relação direta com o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da ONU. Conforme o estudo, a presença delas em direções contribui para o desempenho e lucratividade. Isso porque elas são mais empáticas e flexíveis, bem como, mais persuasivas e dispostas a assumir riscos.

No contexto da pandemia isso ficou mais evidente. “A comunicação recuperou um espaço estratégico com os funcionários, a imprensa e a sociedade de uma forma mais objetiva e transparente. Isso possibilitou a manutenção dos nossos negócios e até um aumento no atendimento no segundo semestre do ano”, enfatiza Cíntia. Portanto, elas têm conquistado cada vez mais espaço e levando sucesso para as companhias.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo.

Fonte: Nube

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.