24 de agosto de 2020

O que são soft skills e hard skills e como desenvolvê-las?


De maneira geral, podemos dizer que as soft skills são as habilidades mais subjetivas do ser humano, enquanto ashard skills seriam aquelas competências “brutas”, ou seja, mais relacionadas à formação técnica e ao aperfeiçoamento profissional nas universidades.

Vale lembrar que a palavra “skill” vem do inglês e significa aptidão. Portanto, em qualquer um dos casos, trata-se de competências muito valorizadas no mundo do trabalho.

Por que as soft skills são tão valorizadas?

Foi-se o tempo em que as hard skills eram prioridade nos processos seletivos das grandes empresas. Hoje em dia, os gestores e recrutadores compreendem que as soft skills são tão ou mais importantes quanto as hard skills. Afinal, elas têm a ver com a personalidade do candidato, indicando os moldes em que ele trabalhará quando estiver sob pressão ou com prazos muito apertados, por exemplo.

Autoconhecimentointeligência emocional e flexibilidade são algumas das soft skills mais requisitadas no universo corporativo. Candidatos com esses diferenciais certamente têm mais chance de ser aprovados em uma entrevista de emprego. Outras competências que fazem parte dessa lista são a capacidade de liderança, a boa gestão do tempo e a resiliência para encarar os desafios do dia a dia de trabalho.

E as hard skills, como ficam?

Enquanto as soft skills assumem um patamar mais qualitativo, as hard skills estão relacionadas às competências técnicas de cada funcionário, como o grau de formação, o conhecimento de idiomas, um segundo curso superior, entre outras habilidades mais quantificáveis em si. Tanto é que muitos profissionais têm buscado se especializar em uma pós-graduação para melhorar o seu perfil nesse sentido.

Embora o ambiente acadêmico seja mais voltado para o desenvolvimento das hard skills, esse espaço também é muito fértil do ponto de vista das soft skills, contribuindo para uma formação que prioriza o pensamento crítico e a atuação ética na profissão escolhida. Então, podemos dizer que, nas universidades, as hard e soft skills caminham sempre juntas na formação do estudante.

Como desenvolver soft e hard skills?

Se você está longe da universidade há algum tempo, pode ser interessante retomar os estudos para desenvolver habilidades cruciais na sua carreira, turbinando o seu currículo e garantindo uma posição de destaque no mercado de trabalho. Em seguida, listamos algumas dicas para você aprender como se destacar profissionalmente.

Busque uma especialização

Se você já tem um curso superior no currículo, fazer uma segunda graduação ou investir em uma pós pode ser um caminho interessante para ampliar suas possibilidades de carreira. Se você precisou interromper a faculdade por algum motivo, quem sabe não esteja na hora de retornar?

Existem diversas universidades renomadas que oferecem cursos na modalidade EAD, facilitando a rotina de quem precisa conciliar trabalho e estudo. Apenas tenha o cuidado de pesquisar sobre a reputação da instituição de ensino para ter certeza de que o curso oferecido é de qualidade e atende às suas expectativas.

Tenha um bom networking

Sem dúvidas, o relacionamento interpessoal é uma das soft skills mais valiosas no mundo do trabalho. Isso até porque, no ambiente corporativo, precisamos o tempo todo nos relacionar com pessoas das mais diferentes personalidades e perfis. Então, ter abertura ao diálogo é essencial para evitar desgastes e falhas na comunicação.

Cultivar o networking é importantíssimo principalmente para quem pretende assumir cargos de chefia e funções de liderança. Trabalhos em equipe, por exemplo, demandam uma boa dose de convivência e muito alinhamento nos processos para que tudo saia conforme o planejado. Afinal, se um dos envolvidos falha, pode acabar comprometendo o resultado final do grupo.

Procure ser flexível

A flexibilidade é outra competência primordial para lidar com os desafios que surgem no cotidiano de uma empresa. Isso porque nem sempre o que está funcionando de um jeito hoje, seguirá da mesma maneira amanhã. Nesse aspecto, ser flexível e saber se adaptar a diferentes situações faz com que você se destaque no ambiente profissional.

Tenha proatividade

Ter proatividade e conseguir identificar as necessidades de mudança são aspectos que também valorizam a sua performance, permitindo que você encontre soluções de antemão e supere as expectativas das pessoas que trabalham com você. Portanto, evite chegar até as pessoas com os problemas. Em vez disso, tente levar a solução.

Saiba gerenciar seu tempo

Concentração e disciplina são palavras de ordem quando se trata de gerenciar bem o tempo. Esse recurso é escasso nos dias de hoje, sobretudo porque somos frequentemente bombardeados com o excesso de informação que tira nosso foco do que de fato interessa. Então, é mesmo um desafio adquirir essa habilidade.

No entanto, com muito treino diário, dá para melhorar a sua gestão de tempo gradativamente, até que concentrar-se nas demandas prioritárias se torne um hábito na sua rotina no escritório. Os resultados disso são imediatos: nada de hora extra nem de trabalho levado para casa aos finais de semana.

Mantenha o controle emocional

Essa é outra competência desafiadora, tendo em vista que a ansiedade e o estresse são fatores constantes na sociedade moderna. Para se blindar desses males, o ideal é trabalhar o seu autoconhecimento e, então, identificar a origem dos desequilíbrios mentais. Redefinir suas metas pessoais e seu plano de carreira pode ser um bom começo para saber se você está no caminho certo.

Quando estamos emocionalmente controlados, tudo flui com mais naturalidade, inclusive a busca por novas competências profissionais, sejam elas hard ou soft skills. Vale ressaltar ainda que, no mundo do trabalho, não basta focar em um único tipo de competência. Aliar hard e soft skills é justamente o que permitirá manter o equilíbrio entre realização profissional e pessoal.

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