Pular para o conteúdo

Pausas aumentam a produtividade

31 de julho de 2019

Confira no post de hoje como uma pausa para espairecer durante o expediente (um cafézinho) pode ser essencial para reacender a produtividade e até mesmo a criatividade.




Com a correria do mundo corporativo, a sensação é de estarmos sendo engolidos  pelo serviço. O dia se torna maçante e repetitivo, a rotina é feita de reuniões, projetos, tarefas, ligações etc. Por fim, é comum ir embora da empresa com a impressão de não ter sido eficaz ou deixado de fazer algumas atividades relevantes. 

Segundo Braulio Lalau de Carvalho, CEO da Orbitall, para resolver essa questão, é preciso rever alguns pontos da organização e divisão de seu expediente. “O segredo então é: faça intervalos. Mesmo se estiver atarefado, é preciso parar um pouco e espairecer. Isso é o suficiente para ativar a criatividade de novo e voltar a produzir melhor”, aconselha. 

O especialista lembra de Travis Bradberrym, co-autor do livro Emotion Intelligence2.0. Nele, Bradberrym, comenta sobre a necessidade de parar 15 minutos a cada hora de trabalho. “Esse raciocínio está embasado em um estudo realizado pelo Draugiem, grupo de tecnologia da informação. Por meio de um programa de computador, eles mediram quanto tempo os funcionários gastavam para cumprir diferentes afazeres e o nível de desempenho”, explica. 

Assim, o tempo total da jornada não importava tanto, mas sim o modo como ela é estruturada. Então, quem parava por curtos períodos de descanso era mais eficientes, ao contrário de quem trabalhava sem interrupções.  Segundo, Carvalho há alguns benefícios em incluir as pausas:

1. Reduzir o estresse;
2. Aumentar a concentração;
3. Ter mais criatividade;
4. Tomar decisões mais assertivas.
 
Raquel Lima cursa administração no Instituto Federal da Bahia e é estagiária na área. Para enfrentar a pressão e várias demandas, a jovem se permite alguns momentos de descanso para a mente recuperar o fôlego. No entanto, apesar disso, ela sempre se mantém em prontidão para os processos não estagnarem. “Deve-se solucionar as prioridades, mas os momentos de exaustão são os ideias para relaxar um pouco”, conta. 
 
O especialista ainda lembra: “como tudo na vida, é preciso ter bom senso e não cometer abusos. Do contrário, o efeito acaba sendo inverso”. Portanto, aposte no equilíbrio e boa sorte em sua trajetória! Conte sempre com o Polo!

Fonte: Nube

Comentários

Comentários