28 de julho de 2017

Pense no futuro!


Qual rumo devo tomar? Qual profissão e curso na faculdade devo escolher? Vou ganhar dinheiro fazendo isso ou aquilo? Certamente, alguma vez essas perguntas já pairaram sob a sua cabeça. Leia a seguir mais um pouco sobre esse assunto responsável por tirar o sono do jovem vestibulando.

Escolher uma carreira, nos dia de hoje, não é uma missão tão simples. A chegada da tecnologia não só transformou procedimentos como criou eficazes canais de oportunidades. São diversos cursos superiores, especializações e MBA’s surgindo a cada dia.

Outros “complicadores” também aparecem na hora da grande decisão e causam desconforto, por meio de dúvidas como: sucesso e a fama ou o prazer e a satisfação pessoal? Optar pelo resultado financeiro ou a paixão pelo ofício?

Para se fazer uma decisão mais consciente e com a maior chance de acerto, o candidato e seus pais precisam começar o mais cedo possível esse processo. Uma opção é procurar a escola para ter mais apoio, mesmo ela não tendo obrigatoriedade por força de lei, hoje é uma questão de bom senso e diferencial competitivo para as instituições de ensino oferecer esse tipo de ajuda.

Além disso, é possível encontrar empresas e trabalhadores autônomos oferecendo um serviço organizado de acompanhamento para a escolha profissional, como é o caso dos orientadores vocacionais.

“Uma boa universidade oferece, além do conhecimento acadêmico, uma série de oportunidades as quais se constituem num importante diferencial na formação. Disciplinas eletivas, atividades extracurriculares, opção de intercâmbio, são alguns dos quesitos capazes de encaminhar o jovem a uma formação mais completa e consequentemente melhor preparação para a inserção no mercado de trabalho”, comenta Clarice Dahis, coordenadora do Ibmec Carreiras, no Rio de Janeiro.

Ser negligente nesse exato momento pode custar muito caro depois, tantos em termos financeiros como emocional. Por isso, antecipe-se e comece sua jornada! Boa sorte.


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos