21 de agosto de 2023

Quais as funções do promotor de vendas? Veja como seguir a profissão!


Você já se perguntou o que faz um promotor de vendas e quais são as atribuições desse profissional no dia a dia? Se a resposta foi sim, você veio ao lugar certo. Afinal, nos próximos instantes, vamos responder as suas dúvidas sobre o assunto!

O objetivo do nosso conteúdo é trazer respostas sobre uma das áreas mais dinâmicas e divertidas para se trabalhar: as vendas. Se você adora interagir com as pessoas e tem boa lábia, pode ser que ela seja perfeita para você.

Mas chega de enrolação! Continue a leitura para tirar as suas dúvidas e conhecer mais sobre o dia a dia do promotor de vendas.

O que é um promotor de vendas?

Pense um pouco sobre o nome dessa profissão: promotor de vendas. Se refletirmos um pouco, vamos perceber que este é alguém que promove a venda de algo. O que seria isso? Produtos ou serviços, é claro!

Esse é um indivíduo que atua diretamente nos pontos de venda (ou seja, feiras, lojas físicas, eventos) ou também online, interagindo com os clientes em potencial e “vendendo o peixe” da empresa.

É um profissional muito completo, que domina tanto a arte de vender quanto a de analisar o mercado e, com isso, criar estratégias para impulsionar as vendas e os números da empresa. É, então, alguém indispensável para esse cenário!

O que ele faz no dia a dia?

Como vimos, o promotor de venda é alguém que atua na linha de frente das vendas, fazendo com que as pessoas se sintam atraídas pelos produtos e serviços de uma empresa e, consequentemente, mais propensos a comprá-los.

No entanto, além de interferir na jornada de compra do cliente, fazendo com que ela tenha uma tendência positiva, o promotor de vendas tem várias outras atribuições, trabalhando também nos bastidores desse processo. Saiba mais a seguir!

Quais são as funções desse profissional?

Veja, agora, as principais funções do promotor de vendas. 

Auxílio na escolha de mercadorias

Uma das principais funções do promotor de vendas é atuar diretamente na ajuda aos clientes. Eles conseguem auxiliá-los na seleção e escolha de produtos e serviços, ao fornecer informações sobre suas características, benefícios e funcionalidades. 

Demonstração e apresentação de produtos e serviços

Para que os clientes possam escolher da melhor forma possível, o promotor de venda pode fazer demonstrações de como os produtos funcionam, elencando todas as suas vantagens em tempo real para o cliente.

Informações a respeito da qualidade dos produtos

Além disso, ele é encarregado por fazer com que o cliente entenda quais são os diferenciais daquele produto e serviço, fazendo com que ele se decida pela compra. É claro que tudo isso é feito de modo muito sutil e nada “agressivo”, o que mostra que o promotor de vendas também deve ter uma boa comunicação e muito jogo de cintura.

Controle de entrada e saída de produtos

Esse nem sempre é o caso, mas o promotor de vendas pode ser responsável por controlar o estoque de produtos. Isso envolve monitorar a entrada e a saída de mercadorias, garantir que os produtos estejam disponíveis e em quantidade adequada, além de auxiliar na reposição de estoque quando necessário.

Realização de ações de merchandising

organização e arrumação de produtos nas prateleiras, a implementação de materiais promocionais e a garantia de que a identidade visual da marca seja mantida de acordo com as demandas da empresa também são atribuições comuns para o promotor de vendas.

Coleta de informações

Dados são muito importantes hoje em dia e, durante as suas interações com os clientes, o promotor de venda pode obtê-los de forma orgânica e direto na fonte. Assim, feedbacks, opiniões, sugestões e reclamações se transformam em informações que podem ser utilizados para a tomada de decisões nas empresas.

Elaboração de relatórios

A partir da coleta das informações mencionadas acima, o promotor de venda consegue elaborar relatórios com métricas e soluções para a empresa. Essas informações são, como dito anteriormente, utilizadas para a elaboração de relatórios que auxiliam na análise do desempenho e na definição de estratégias para os negócios.

Vale a pena seguir essa profissão?

Essa é uma resposta muito pessoal. Afinal, apenas você poderá determinar se essa é ou não uma profissão interessante para o seu futuro!

No entanto, de modo geral, sim. A profissão de promotor de vendas nunca deixa de demandar bons profissionais e é uma área cada vez mais exigente, que demanda pessoas humanizadas, empáticas e com uma ótima capacidade de organização para ocupar as vagas.

Sendo assim, se você tem essas habilidades e gosta de interagir com o público, é interessante investir nessa carreira. É provável que você se torne muito bem-sucedido!

Como posso me tornar um promotor de vendas?

Gostaria de ser um elo entre a empresa, os produtos e os clientes? A gente vai te contar como isso é possível!

O primeiro passo é desenvolver habilidades que sejam importantes para essa carreira. Alguns exemplos são:

  • oratória;
  • comunicação;
  • persuasão;
  • negociação;
  • atendimento ao cliente;
  • organização;
  • raciocínio lógico;
  • resiliência;
  • inteligência emocional.

Tais competências são fundamentais para o seu futuro na promotoria de vendas!

Elas podem ser desenvolvidas tanto em cursos aleatórios, como o teatro, quanto em cursos livres específicos sobre o tema. E, claro, você também pode investir em uma educação direcionada para as vendas.

Para tal, há os cursos técnicos. A única exigência é que você tenha completado o ensino médio e tenha muita vontade de aprender. Assim, já está qualificado para embarcar nessa jornada e começar uma nova carreira!

Agora que você já sabe tudo sobre a carreira de um promotor de vendas, diz aí: essa é a profissão certa para você? Se for o caso, você sabe que pode contar com a Cruzeiro do Sul para ajudá-lo(a) em sua jornada, certo?

Uma das maneiras que podemos ajudar você é por meio do nosso curso técnico em Vendas, que pode ser feito na modalidade semipresencial. Assim, você tem mais flexibilidade para o dia a dia e pode se dedicar a outras atividades enquanto consegue o seu diploma!

Confira Mais Artigos