23 de maio de 2018

Qual o seu maior desafio nos estudos?


Atualmente, segundo dados do Inep/MEC, temos 17,6 milhões de estudantes no país, englobando nível médio, técnico e superior. Em meio à rotina diária, muitos deles têm de conciliar diversas atividades, a fim de conquistar um bom desempenho não só na vida acadêmica, como pessoal e profissional. Pensando nesse cenário, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa com a seguinte pergunta: “Qual o maior desafio de quem estuda”. Descubra o resultado!

O estudo ocorreu em todo o Brasil, entre 21 de agosto e 1º de setembro e contou a participação de 32.238 pessoas entre 15 e 26 anos. Para a grande maioria, ou seja, 50,45%, ou 16.264 votantes, a principal dificuldade é “assimilar todo o conteúdo ensinado”. De acordo com Rafaela Gonçalves, coordenadora de treinamento do Nube, ainda é comum no Brasil os jovens terem rotina dupla (emprego X aulas). “Logo, a dica é ingressar em um estágio. A carga horária é de no máximo 6h diárias e 30h semanais e é possível colocar em prática todo o aprendizado obtido na instituição de ensino, facilitando muito o entendimento das matérias”, indica a especialista.

Como segundo obstáculo consta “ter um bom desempenho”, apontado por 22,89% (7.378). Para esses, quanto maior sua participação nas atividades, melhor será sua evolução. “Se almeja sucesso na carreira é necessário dedicação desde cedo, pois, o mercado está cada vez mais concorrido e só são contratados os mais qualificados”, ressalta a coordenadora.

Na opinião de 16,45% (5.302), “cumprir as tarefas escolares” é o mais complexo. Para dar conta de tantas obrigações durante a semana, Rafaela deixa algumas dicas:

Distribuir melhor o tempo – priorize as disciplinas difíceis e, por fim, as fáceis. Assim, é possível ter um melhor planejamento durante a semana e mais lacunas para o lazer.

Organização – é muito importante ler livros e textos solicitados pelo professor, com antecedência, pois, com isso, estará melhor preparado para as discussões em sala.

Aproveitar o uso da Internet – utilize a web para acessar notícias e informações relevantes. Veja vídeos e palestras e anote tudo.

Por fim, para 10,22% (3.294), o mais complicado é “conseguir trabalhar em grupo”. Esse desafio é intenso porque exige inteligência emocional, comprometimento e respeito ao próximo, competências muito cobradas no mundo corporativo. “Nossa sociedade está passando por um momento de adaptação e quebra de paradigmas e isso contribuirá para melhor convivência e união. O fato dessa opção ficar em último lugar, mostra como estamos mais abertos à relação com o próximo”, comenta a coordenadora.

Seja qual for sua maior dificuldade, lembre-se: as empresas contratam quem se dedica à melhoria contínua. “Por isso, aproveite as oportunidades para se desenvolver e se destacar profissionalmente”, finaliza Rafaela.

Conte com o Polo em sua trajetória!


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.