16 de junho de 2025
17 de agosto de 2022
Imprevistos financeiros podem surgir a qualquer momento e com qualquer pessoa. Afinal, nem sempre é possível evitar alguns custos adicionais. Nesses casos, o melhor a fazer é recorrer a uma reserva de emergência.
Você mesmo, tem uma reserva para cobrir despesas inesperadas? Saiba que essa etapa é muito importante para ter mais segurança financeira. Inclusive, ter esse fundo de emergência pode ser útil até para seus estudos.
Quer saber mais sobre isso? Então, acompanhe este post e tire suas principais dúvidas sobre a reserva de emergência!
Este é o nome dado a todo o dinheiro que você economiza para um único propósito: cobrir novas despesas quando sua renda é insuficiente. Na maioria das vezes, é usado para lidar com situações inesperadas.
Também é importante notar que um fundo de emergência não é dinheiro que você pretende carregar regularmente. O objetivo é apenas retirar no caixa quando não tiver outra opção. Por isso tem esse nome. Afinal, trabalha para atender necessidades mais urgentes, do ponto de vista financeiro.
Não ter um fundo de emergência é uma das maiores armadilhas financeiras em que as pessoas caem. Isso porque, sempre que algo inesperado acontece, é importante utilizar outros recursos para cobrir novas despesas.
É nesse contexto que muitas pessoas precisam solicitar um empréstimo, que muitas vezes cobra uma taxa de juros muito alta, por isso é necessário pagar um valor bem maior do que o tomado. Claro que, em caso de emergência, se não houver outra opção, esse recurso é muito útil.
No entanto, se houver outra forma, como é o caso das reservas, não é necessário pagar uma grande quantia. Assim, você evita perdas e, principalmente, cobrança de dívidas.
Ou seja, ter um fundo emergencial é fundamental para que você tenha mais segurança financeira. Com ela, uma pessoa tem muito mais suporte para colocar os planos em prática.
Normalmente, esses planos que você fez estão relacionados aos seus estudos. É por isso que a poupança também pode ser útil para apoiar a educação de um indivíduo, o que também é muito importante para um futuro promissor na carreira.
Com um fundo de emergência bem construído, é provável que você tenha mais segurança financeira para voltar aos estudos, considerando que a economia pode ser útil para realizar:
cursos acadêmicos – em momentos em que o salário não é suficiente;
mudança de carreira — suporta um período em que o retorno financeiro de uma nova jornada profissional ainda não é tão bom;
conciliar trabalho e estudo – se não for possível trabalhar sem atrapalhar o ritmo de aprendizado e trabalho no curso.
Agora que você já sabe mais sobre a importância de ter um dinheiro guardado para emergências, é hora de entender o que você precisa fazer para montar a sua reserva. A seguir, confira algumas ótimas dicas para criar um espaço de armazenamento de emergência!
O mais importante é dar o primeiro passo. A partir do momento que você toma a iniciativa de economizar, você só precisa ter disciplina para continuar com o planejado.
Simplificando, ter um plano financeiro faz toda a diferença. Isso porque é muito difícil economizar dinheiro se você não estiver focado no que pretende fazer com esse dinheiro.
Ao definir o objetivo dessas economias, como criar uma reserva, você pode ter mais motivação para economizar dinheiro todos os meses, até que todo o seu fundo seja acumulado. Nesse processo, ter um plano que oriente todas as suas ações é muito importante.
Dessa forma, conte tudo o que você ganha por mês. Em seguida, divida quanto alocar para cada área da vida, como:
Você já definiu a quantidade de dinheiro que pretende economizar por mês e quanto tempo levará para criar uma reserva de emergência? Isso significa que a maior parte do seu planejamento está feito. Agora, é hora de aprender a segui-lo o máximo possível.
Nesse caso, é importante ter um ótimo controle financeiro. Isso significa evitar custos que possam comprometer os planos. Na verdade, é importante saber como economizar dinheiro para faculdade, viagens e qualquer outra atividade diária.
Lembre-se de que isso não significa que você não pode comprar algo que deseja há muito tempo, ou que não pode ter gastos excessivos. A chave é fazer um planejamento realista, de acordo com seu estilo de vida, para não perder nenhuma despesa que seja adequada para você. A ideia é reduzir apenas o que não é importante.
Você conhece alguma coisa que vai te incentivar a ter disciplina financeira para montar uma reserva de emergência? Faça metas. Este é um incentivo adicional para continuar planejando, pois você cria um desafio pessoal.
Outro hábito que o ajudará a gerenciar suas finanças é dar um passo de cada vez. Se você tem o hábito de gastar toda a sua renda, não conseguirá economizar muito dinheiro todo mês.
No entanto, você pode começar com pequenas parcelas e ir aumentando conforme for se acostumando com a ideia de economizar. Lembre-se que é melhor colocar um pouco de dinheiro na reserva do que não fazer nada.
Você sabia que não deve deixar dinheiro parado? O setor imobiliário pode ser muito produtivo, desde que você encontre o investimento certo.
Se você não sabe muito sobre essa área, comece com um investimento de baixo risco. Além disso, é importante que seja um tipo de investimento que permita resgate rápido, para que você possa usar o dinheiro da reserva a qualquer momento que precisar.
Aqui está outra pergunta que muitas pessoas compartilham em relação ao armazenamento de emergência: quanto ele economiza? A resposta é: depende. Tudo será diferente dependendo de seus planos e estilo de vida.
Uma estratégia eficaz é calcular suas despesas mensais. Para fazer isso, some tudo o que você gastou em um mês. Faça isso com os valores dos últimos 6 meses e tire uma média. O resultado mostrará aproximadamente quanto custa seu estilo de vida.
Idealmente, a economia deve ser capaz de fornecer um processo confortável de até 6 meses. Por isso, é importante economizar pelo menos 6 vezes suas despesas mensais.
No entanto, para quem tem planos que podem envolver um longo período de estabilidade financeira, é necessário equilibrar o tempo necessário para viver apenas com a reserva. A partir disso, é possível traçar uma meta final e dividi-la em pequenas metas que você deve manter a cada mês.
Quer saber mais sobre reserva financeira? Como você viu, consolidar sua pequena quantia, não importa o valor, é uma forma de garantir um futuro seguro e estável. Por isso, comece o quanto antes com o seu fundo e dê um passo de cada vez.
O post te inspirou? Então, siga a nossa Página no Instagram. Assim você pode acompanhar mais conteúdos como esse!