20 de janeiro de 2020

Saiba como a gestão do tempo melhora o rendimento nos estudos


Aprender a gerenciar o seu tempo é a melhor forma de ficar em dia com obrigações e compromissos, além de melhorar o desempenho nos estudos e ainda encontrar espaço na agenda para fazer atividades prazerosas. Tem dúvida? Acompanhe este post e entenda os benefícios de administrar melhor suas horas!

Por que se preocupar com gestão do tempo?

É bem possível que você já tenha dito aquela famosa frase: “Não tenho tempo”. Afinal, vivemos em uma sociedade acelerada e temos que lidar com inúmeros compromissos todos os dias — trabalho, estudos, vida social e familiar, cuidados pessoais etc. Esse acúmulo de tarefas realmente causa a sensação de que não sobra uma janela na rotina para encaixar novas atividades.

No entanto, a nossa relação com as horas tem aspectos controversos. Ser uma pessoa constantemente ocupada nem sempre é sinônimo de eficiência. Se você parar e analisar a distribuição dos seus horários, verá que é apenas uma questão de organização para conseguir fazer mais coisas em prazos menores.

Faça o teste: experimente anotar, ao longo de um dia inteiro, todas as atividades que você realiza e quantos minutos/horas são gastos em cada uma. Isso inclui desde os compromissos mais duradouros, como cumprir o expediente de trabalho, até tarefas simples e habituais como refeições, banho e outras pausas.

Ao final do dia, você pode se surpreender com a quantidade de tempo que desperdiçamos em atividades pouco relevantes, ou seja, que não agregam nada à produtividade diária. Quer um exemplo óbvio? O tempo gasto nas redes sociais.

A internet se tornou um recurso indispensável, mas que deve ser “apreciada com moderação”. Observe quantas horas você gasta apenas checando os feeds. Ligar o smartphone e clicar nos ícones das redes é um comportamento quase automático, concorda?

Seja para moderar a navegação compulsiva na internet, seja para evitar o desperdício com outras tarefas de menor importância, o fato é que a gestão do tempo é uma ferramenta necessária para ter mais organização e controle em qualquer área da vida, inclusive nos estudos.

Veja, por exemplo, alguns problemas enfrentados por quem não consegue gerenciar a rotina:

  • atrasos;
  • atividades pela metade;
  • retrabalhos;
  • baixa produtividade;
  • confusão na escala de prioridades;
  • reputação negativa, devido às perdas de prazo;
  • estresse e ansiedade;
  • falta de tempo livre para lazer e descanso;
  • má alimentação, sono insuficiente, entre outros pontos que afetam a qualidade de vida.

Quais são as vantagens de saber gerenciar a rotina?

Você acabou de ver uma série de consequências negativas da falta de gestão do tempo. Agora, conheça algumas vantagens de saber organizar seus horários e equilibrar a rotina!

Definição de prioridades

No dia a dia, temos trabalhos com prazos apertados, que dispensam adiamentos. Temos também compromissos importantes, mas que podem ser remanejados, se necessário. Há ainda as atividades que não necessitam de tanta atenção e que deveriam ser colocadas nas últimas linhas da lista de tarefas, ou seja, são aquelas que podemos reservar para quando sobrar um tempinho livre.

De acordo com o nível de prioridade das atividades diárias, você pode classificá-las como urgentes, importantes ou circunstanciais. Esse método, inclusive, é utilizado como uma ferramenta de coaching para desenvolvimento pessoal e produtividade.

Dessa forma, fica mais fácil organizar seus compromissos e executá-los na ordem certa. O objetivo é reduzir ao máximo o número de tarefas urgentes, evitando atrasos e desperdícios. Esse é um fator determinante para o bom aproveitamento acadêmico.

Menos horas desperdiçadas

Vamos começar esse tópico com uma frase clichê: “tempo é dinheiro”. Ou também podemos dizer que tempo é qualidade de vida. As duas afirmações estão corretas. A verdade é que nossos dias passam muito rápido e não deveríamos desperdiçar minutos valiosos que podem ser vividos em experiências necessárias ou significativas.

Com um bom cronograma, por exemplo, é possível reduzir esse índice de desperdício e se dedicar mais às atividades que trazem crescimento, como os estudos.

Aumento de produtividade

Com as prioridades definidas e os horários organizados, o aumento da produtividade é um resultado garantido. Isso abrange melhorias em todas as áreas: mais afinco nos estudos; comprometimento com o trabalho; tempo para curtir a família, para cuidar da saúde etc.

Perceba a diferença da produtividade nos estudos, por exemplo: se hoje você só consegue fazer uma leitura rápida do conteúdo nas vésperas das provas, com uma gestão do tempo eficiente, você poderá reservar horários fixos para estudar com mais frequência e reforçar todas as disciplinas.

Redução do estresse

Sem estresse no dia da prova, na rotina de trabalho ou mesmo em relação aos compromissos pessoais. Uma das principais vantagens da gestão do tempo é conseguir conciliar todas as atividades de forma tranquila e equilibrada.

Se tem algo que deixa qualquer pessoa com os nervos à flor da pele é estar em um compromisso com o pensamento nas demais tarefas que ainda estão por fazer, não é verdade? Então, não é necessário passar por esse desgaste emocional. Basta utilizar o tempo em seu favor, em vez de vê-lo como um inimigo.

Mais horários livres

gestão do tempo reduz o estresse por dois motivos: menos desespero com tarefas urgentes e mais períodos livres para relaxar. Por mais que a lista de compromissos pareça ser infinita, as pausas são obrigatórias para revigorar o corpo e a mente.

Veja o tempo livre como um prêmio merecido pela sua eficiência e use esse espaço na rotina de forma proveitosa: assista a um bom filme; leia um livro interessante para fugir um pouco dos conteúdos acadêmicos; saia com amigos; faça exercícios físicos; durma bem. Enfim, relaxe!

gestão do tempo, em resumo, é uma técnica ou uma habilidade que melhora o aproveitamento nos estudos, o rendimento no trabalho, a saúde física e emocional e ainda completa tudo isso com um sentimento pleno de metas alcançadas.

E agora? Tudo pronto para colocar a gestão do tempo em prática? 

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