14 de julho de 2025
3 de janeiro de 2020
Você se considera uma pessoa organizada e consegue dar conta de todas as tarefas diárias com tranquilidade? Ou pertence ao grupo dos que se perdem na correria do dia a dia e vivem à beira de um surto? Se a segunda situação tem mais a ver com sua rotina, talvez esteja na hora de aprender um pouco sobre gestão do tempo.
Aprender a gerenciar o seu tempo é a melhor forma de ficar em dia com obrigações e compromissos, além de melhorar o desempenho nos estudos e ainda encontrar espaço na agenda para fazer atividades prazerosas. Tem dúvida? Acompanhe este post e entenda os benefícios de administrar melhor suas horas!
É bem possível que você já tenha dito aquela famosa frase: “Não tenho tempo”. Afinal, vivemos em uma sociedade acelerada e temos que lidar com inúmeros compromissos todos os dias — trabalho, estudos, vida social e familiar, cuidados pessoais etc. Esse acúmulo de tarefas realmente causa a sensação de que não sobra uma janela na rotina para encaixar novas atividades.
No entanto, a nossa relação com as horas tem aspectos controversos. Ser uma pessoa constantemente ocupada nem sempre é sinônimo de eficiência. Se você parar e analisar a distribuição dos seus horários, verá que é apenas uma questão de organização para conseguir fazer mais coisas em prazos menores.
Faça o teste: experimente anotar, ao longo de um dia inteiro, todas as atividades que você realiza e quantos minutos/horas são gastos em cada uma. Isso inclui desde os compromissos mais duradouros, como cumprir o expediente de trabalho, até tarefas simples e habituais como refeições, banho e outras pausas.
Ao final do dia, você pode se surpreender com a quantidade de tempo que desperdiçamos em atividades pouco relevantes, ou seja, que não agregam nada à produtividade diária. Quer um exemplo óbvio? O tempo gasto nas redes sociais.
A internet se tornou um recurso indispensável, mas que deve ser “apreciada com moderação”. Observe quantas horas você gasta apenas checando os feeds. Ligar o smartphone e clicar nos ícones das redes é um comportamento quase automático, concorda?
Seja para moderar a navegação compulsiva na internet, seja para evitar o desperdício com outras tarefas de menor importância, o fato é que a gestão do tempo é uma ferramenta necessária para ter mais organização e controle em qualquer área da vida, inclusive nos estudos.
Veja, por exemplo, alguns problemas enfrentados por quem não consegue gerenciar a rotina:
Você acabou de ver uma série de consequências negativas da falta de gestão do tempo. Agora, conheça algumas vantagens de saber organizar seus horários e equilibrar a rotina!
No dia a dia, temos trabalhos com prazos apertados, que dispensam adiamentos. Temos também compromissos importantes, mas que podem ser remanejados, se necessário. Há ainda as atividades que não necessitam de tanta atenção e que deveriam ser colocadas nas últimas linhas da lista de tarefas, ou seja, são aquelas que podemos reservar para quando sobrar um tempinho livre.
De acordo com o nível de prioridade das atividades diárias, você pode classificá-las como urgentes, importantes ou circunstanciais. Esse método, inclusive, é utilizado como uma ferramenta de coaching para desenvolvimento pessoal e produtividade.
Dessa forma, fica mais fácil organizar seus compromissos e executá-los na ordem certa. O objetivo é reduzir ao máximo o número de tarefas urgentes, evitando atrasos e desperdícios. Esse é um fator determinante para o bom aproveitamento acadêmico.
Vamos começar esse tópico com uma frase clichê: “tempo é dinheiro”. Ou também podemos dizer que tempo é qualidade de vida. As duas afirmações estão corretas. A verdade é que nossos dias passam muito rápido e não deveríamos desperdiçar minutos valiosos que podem ser vividos em experiências necessárias ou significativas.
Com um bom cronograma, por exemplo, é possível reduzir esse índice de desperdício e se dedicar mais às atividades que trazem crescimento, como os estudos.
Com as prioridades definidas e os horários organizados, o aumento da produtividade é um resultado garantido. Isso abrange melhorias em todas as áreas: mais afinco nos estudos; comprometimento com o trabalho; tempo para curtir a família, para cuidar da saúde etc.
Perceba a diferença da produtividade nos estudos, por exemplo: se hoje você só consegue fazer uma leitura rápida do conteúdo nas vésperas das provas, com uma gestão do tempo eficiente, você poderá reservar horários fixos para estudar com mais frequência e reforçar todas as disciplinas.
Sem estresse no dia da prova, na rotina de trabalho ou mesmo em relação aos compromissos pessoais. Uma das principais vantagens da gestão do tempo é conseguir conciliar todas as atividades de forma tranquila e equilibrada.
Se tem algo que deixa qualquer pessoa com os nervos à flor da pele é estar em um compromisso com o pensamento nas demais tarefas que ainda estão por fazer, não é verdade? Então, não é necessário passar por esse desgaste emocional. Basta utilizar o tempo em seu favor, em vez de vê-lo como um inimigo.
A gestão do tempo reduz o estresse por dois motivos: menos desespero com tarefas urgentes e mais períodos livres para relaxar. Por mais que a lista de compromissos pareça ser infinita, as pausas são obrigatórias para revigorar o corpo e a mente.
Veja o tempo livre como um prêmio merecido pela sua eficiência e use esse espaço na rotina de forma proveitosa: assista a um bom filme; leia um livro interessante para fugir um pouco dos conteúdos acadêmicos; saia com amigos; faça exercícios físicos; durma bem. Enfim, relaxe!
A gestão do tempo, em resumo, é uma técnica ou uma habilidade que melhora o aproveitamento nos estudos, o rendimento no trabalho, a saúde física e emocional e ainda completa tudo isso com um sentimento pleno de metas alcançadas.