20 de novembro de 2020
Saiba como fazer um bom perfil profissional para o currículo
Sabemos que o mercado de trabalho a cada ano está mais competitivo. Isso se deve a um conjunto de fatores sociais e econômicos, que impactam diretamente na vida de diversos trabalhadores, aumentando o índice de desemprego no país e ampliando a concorrência por vagas.
Por essa razão, ter um currículo bem elaborado é de extrema importância para se destacar e conseguir um novo emprego. Assim, é necessário caprichar no perfil profissional.
A estrutura de um currículo deve ser minuciosamente planejada para passar todas as informações necessárias e fidedignas sobre a sua vida profissional. Neste post, vamos falar sobre uma parte que não pode ser ignorada na construção do seu CV. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!
O que é um perfil profissional?
O perfil profissional é uma parte do currículo na qual é possível resumir as suas principais competências e qualidades. Isto é, você vai escrever, em poucas palavras, as suas experiências mais relevantes, os cursos realizados e as suas habilidades em destaque.
Em outras palavras, é com essa parte do currículo que você vai despertar o interesse do responsável pelo recrutamento de profissionais na empresa em que você se candidatou. Essa é a sua forma de se apresentar e passar uma boa impressão.
Apesar de ser uma informação opcional no currículo, ela é muito valorizada no processo de recrutamento de novos colaboradores. Afinal, com base em poucas informações, é possível compreender quais são as principais características comportamentais e competências de um profissional e, assim, saber se ele se encaixa no perfil que a empresa procura.
Como fazer um bom perfil profissional para o currículo?
Primeiramente, é necessário se candidatar a uma vaga com a qual você realmente se identifica. Você também deve acreditar ter aptidão para trabalhar nessa função. A partir disso, é preciso mostrar como você pode contribuir com a empresa.
Geralmente, o seu primeiro contato com a vaga de interesse é por meio do currículo, sendo assim, vamos ensinar você a caprichar nesse documento e aumentar as suas chances de conseguir o emprego desejado.
O perfil profissional costuma estar posicionado na parte de cima do currículo, antes da experiência. Sabendo que se trata geralmente das informações mais esperadas pelo recrutador, é fundamental montar um texto que seja lido rapidamente, a fim de não desviar a atenção das partes mais importantes.
A seguir, veja algumas dicas para acertar na construção de um perfil profissional e deixar o seu currículo muito mais atraente!
Tenha objetividade
Saiba que o recrutador não vai perder mais que alguns minutos lendo o seu perfil profissional. Por essa razão, é importante inserir palavras-chave que atraiam o seu interesse. Nesse caso, ter uma abordagem objetiva é fundamental para ser breve na sua descrição.
Tente usar no máximo 3 linhas para a construção dessa parte do currículo. Sugerimos colocar as suas principais conquistas, o seu grau de escolaridade, a sua disponibilidade de horário e para viagens, assim como as suas qualidades profissionais.
Fuja dos clichês
Tenha em mente também que o recrutador já estará cansado de ler mais do mesmo. Por isso, evitar clichês é outro passo fundamental para que você se destaque na seleção e se mostre como uma opção mais interessante.
Para isso, use a sua criatividade. No entanto, tenha cuidado para não exagerar e manter uma linguagem que esteja relacionada com o local e a posição aos quais você está se candidatando. Lembre-se de que, em muitas ocasiões da vida, menos é mais — e é possível inovar e ser objetivo ao mesmo tempo.
Destaque as suas melhores habilidades
O recrutador precisa se sentir tentado a chamar você para a próxima fase do processo seletivo para novos colaboradores. Então, identifique quais são as suas principais habilidades, que realmente são capazes de impressionar alguém que não conhece você.
Para isso, coloque-se no lugar do recrutador e veja se o seu marketing pessoal não está muito modesto nem muito apelativo. A honestidade vai ser a sua melhor amiga na hora de conseguir um emprego que esteja de acordo com as suas expectativas e que leve você à satisfação profissional. Portanto, realce as suas habilidades mais úteis para o mercado de trabalho, sempre ponderando para que a descrição seja fiel.
Apresente suas conquistas
Como o perfil profissional vem antes das experiências, você pode já antecipar alguns fatos interessantes para motivar o recrutador a continuar lendo o currículo com atenção. Por essa razão, vale a pena falar sobre as suas conquistas.
Lembre-se de que experiências profissionais não são apenas empregos que você já teve. Participar de atividades de extensão na universidade, realizar projetos e fazer uma iniciação científica são exemplos de experiências relevantes para o seu currículo, principalmente se você está indo em busca do primeiro emprego.
Revise
Por último, não se esqueça de revisar o que você escreveu. Tente fazer isso 1 ou 2 dias depois da produção, pois é mais fácil de encontrar algum erro ou deslize que prejudicaria a sua imagem. Faça o possível para conferir a grafia das palavras, a concordância verbal e nominal e o uso adequado dos termos. Caso ache interessante, peça para que alguém de confiança leia e dê um feedback sobre o seu perfil profissional.
Quais erros evitar no perfil profissional?
Não poderíamos deixar de falar do que você não deve fazer na hora de montar o seu perfil profissional. Conhecer os principais erros vai ajudar a se desviar deles e criar um texto coerente e atrativo.
Alguns itens que devem ser evitados em seu currículo são:
- mentiras — aumentar algum fato para que pareça uma conquista maior vai apenas fazer com que você se desqualifique por falta de confiabilidade das informações;
- excesso de adjetivos — para fazer o seu marketing pessoal, não é necessário se elogiar o tempo todo;
- frases repetitivas — “sou muito perfeccionista”, “sou bom naquilo que faço” são alguns exemplos de frases usadas frequentemente e que o recrutador já se cansou de ler.
Como visto, ter um bom currículo é fundamental para aumentar as suas chances de se destacar. Para isso, a construção de um perfil profissional adequado será de grande ajuda. Além disso, não se esqueça de ficar de olho nas tendências do mercado e de manter as suas informações sempre atualizadas.