12 de setembro de 2017

Transtorno de ansiedade: mal do Século


Com as novas tecnologias e rapidez pela qual o mundo vem passando, muitos processos se modificaram e vantagens foram adquiridas no dia a dia das pessoas. Contudo, com todas essas transformações, o lado ruim também chegou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de indivíduos com o mal. Apesar da inquietude ser uma emoção natural e inerente ao ser humano, quando em excesso, acaba se tornando um distúrbio e pode desencadear em problema mais graves como Síndrome do Pânico e até depressão.

De acordo com o psiquiatra Antônio Nardi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os ataques surgem de forma inesperada e podem acontecer nos mais diversos locais. Segundo a psicóloga clínica Lizandra Arita, diferentes causas podem desencadear em crises. Entre as razões estão: personalidades naturalmente ansiosas; traumas no decorrer da vida; abusos de substâncias lícitas e ilícitas e, principalmente, estresse, comum hoje nas empresas por conta da diminuição no quadro de funcionários e acúmulo de tarefas.

Com isso, a impaciência é capaz de afetar o sistema nervoso, trazendo males físicos, como falta de ar, náuseas, dor no peito, taquicardia e psicológicos, tais como medo, tensão, nervosismo, sensações ruins e falta de concentração. “Diferente de outros transtornos, esse tem um contexto. Pensamentos camuflados na mente podem voltar de repente e se tornar alvos de preocupação. Isso pode desencadear um desespero imediato”, alertou a psicoterapeuta. Para ela, o paciente não pode ficar refém da doença. “É imprescindível o acompanhamento de um psicólogo e de um psiquiatra, além do apoio de familiares e colegas de trabalho”, alertou Lizandra.

Além disso, a psicóloga no Rio de Janeiro, Vivian Leivas, ressalta: “ninguém consegue resolver tudo o tempo todo, e algumas coisas não dependem de nós e têm o seu devido tempo para acontecer”. Portanto, alivie os pensamentos!

E você, se identifica com os sintomas acima? Já superou? Conte-nos por meio dos comentários e auxilie quem passa pela situação atualmente.


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.