18 de dezembro de 2019

Velocidade para aprender


Vamos ao exemplo: quando estamos treinando o corpo, por exemplo, corrida, pode levar certo tempo até atingir a meta para 5 km ou 10 km. Afinal, você não se tornará a pessoa mais rápida ou uma atleta de um dia para o outro. Esse exemplo, aplica-se para qualquer processo de aprendizagem, pois tanto corpo, quanto a mente precisam de um período para processarem todas as informações novas e adquiridas.

A atleta de alta performance, Fernanda Surian, explica: “mesmo com pressa, é possível com orientação certa, chegarmos onde desejamos”. Para ela, o grande segredo de assimilar novos conteúdos é equalizar duas palavras: tempo e dedicação. “Tem quem queira compreender por osmose. Contrata um curso, um professor, compra livros, agenda aula e pronto, isso deve ser suficiente. Nem sempre é”, considera.

Para a especialista, na maioria das vezes, a vontade de aprender é determinante para o sucesso dessa assimilação. O ingrediente especial é o quanto o indivíduo irá se doar para aquilo em questão. É preciso se perguntar: vale a pena ter tanta pressa se não conseguimos nos dedicar suficientemente para isso? “Ser sincero conosco é muito importante. É comum achar: ‘estou aprendendo devagar’, ‘não saio do lugar’, porém, é necessário o conjunto de duas coisas: vontade e trabalho consistente por semanas ou meses”, enfatiza.

A professora resume: “a sua velocidade de aprendizado será diretamente proporcional à quantidade de horas para a dedicação e estudo”. Há quem absorva os ensinamentos com mais facilidade e, portanto, rapidamente. Contudo, existem diferentes métodos e ferramentas para serem adaptadas e de forma bem personalizada, adequada para cada um.

Se o seu desejo é conhecer uma nova língua, ter domínio sobre alguma habilidade ou até praticar algum esporte, o fundamental é dispor energia para aquilo e incluir esse exercício em sua rotina. “Isso ajuda, dá um gás. Seja seu maior incentivador e os resultados vão aparecer, pode ter certeza”, finaliza.

Renata de Souza Leal, estudante de administração, associa sucesso com o conforto de se sentir realizada em sua vida pessoal e profissional. Para ela, essa questão está associada a sua busca por novos conhecimentos. “Sou proativa, gosto de estar atenta às orientações dos meus supervisores e tenho muita vontade de aprender. O segredo é não ficar parada”, conta.

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.