28 de agosto de 2018

Você gosta de ler?


Uma pesquisa realizada mostrou que 44,74% dos jovens afirmaram terminar pelo menos um livro por mês. Essa atividade pode ser muito útil para entreter, mas também para elevar o nível de conhecimento geral e da língua portuguesa. Porém, qual é o impacto da atividade ou da falta dela na vida de uma pessoa? Saiba mais nesta matéria!

De 12.2014 respondentes, 28,07% disseram: “consumo apenas duas publicações literárias por ano”. Outros 18,22% escolheram a opção “leio apenas jornais e revistas”. O costume ajuda a aprimorar a habilidade de comunicação. Afinal, quanto mais lemos, mais conhecemos palavras e assuntos para compartilhar.

Além disso, cultivar a rotina promove o desenvolvimento do cérebro, de acordo com estudo científico da Universidade de Stanford (EUA). O colaborador de novos negócios da Finco Agrocomunicação em Campinas (SP), Guilherme Machado, cultiva a prática há um ano. “Leio diariamente as notícias por meio de um app no celular. Também pesquiso sobre comportamento, tendências, marketing, propaganda e música”, conta. Para ele, a atividade ajuda de várias formas. “Seja para desenvolver uma conversa, no trabalho ou em um bate-papo mais descontraído”, afirma.

Segundo a professora Natalia Moreno, a defasagem no aprendizado ocorre devido a falta de motivação. “A escola se preocupa em alfabetizar, mas poucas conseguem despertar o interesse pelo nosso idioma. O português acaba ficando chato com suas regras. Então, é preciso despertar o aluno para esse mundo mágico”, afirma. Além disso, a educadora ressalta o papel de outros agentes. “Muitas vezes a própria família não incentiva”, destaca. Para ela, os hábitos deveriam ser desenvolvidos desde cedo.”Quando lemos, não estamos só nos transportando para a história, mas também conhecendo e reconhecendo palavras”, comenta.

Para quem deseja desenvolver a habilidade, Natalia deixa recomendações:

É preciso começar: a leitura deve ser prazerosa. Por isso, encontre um assunto interessante para você, seja em um jornal, site, revista, HQs ou nos livros.

Escreva um pouco por dia: não vale ficar apenas selecionando palavras no Whatsapp! Troque o celular por uma folha de caderno e comece a fazer a lista do mercado à mão, por exemplo. Daí você pode evoluir para letras de músicas, frases, poemas ou mesmo um diário!

Um alerta: erros ortográficos são a causa de 40% das reprovações em processos seletivos! Gastar tempo para ler e escrever pode diferenciar você dos concorrentes na hora de conseguir a tão sonhada vaga.
Aprenda sempre!


Fonte: Nube

Confira Mais Artigos


Polo Cuiabá
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.